Suspeitas de coronavírus no Porto e em Cascais
Um homem seguiu para o Hospital de São João, no Porto, com suspeitas de poder estar infetado com o coronavírus, confirmou à Lusa fonte do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
PUB
A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou entretanto em comunicado, citado pela Lusa, que este caso suspeito tinha seguido para o Centro Hospitalar Universitário de S. João no Porto, "hospital de referência para estas situações".
A fonte do SNS não adiantou a nacionalidade do homem, mas o Jornal de Notícias (JN) refere que é um cidadão italiano que saiu da China no dia 22 e que foi encaminhado por uma ambulância dos bombeiros de Felgueiras.
PUB
Uma segunda suspeita é de Cascais, confirmou o JN. Trata-se de um cidadão chinês que chegou de Wuhan, que tinha queixas respiratórias e foi às urgências do hospital de Cascais. "Lá foi feita uma triagem e mediante a suspeita foi colocado em isolamento. Segundo apurou o JN, está estável e permanecerá no Hospital de Cascais. Se piorar será encaminhado para o Curry Cabral em Lisboa".
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública internacional devido ao surto do novo coronavírus na China.
PUB
Uma emergência de saúde pública internacional supõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.
Esta é a sexta vez que a OMS declara uma emergência de saúde pública de âmbito internacional.
Para a declarar, a OMS considerou três critérios: uma situação extraordinária, o risco de rápida expansão para outros países e a exigência de uma resposta internacional coordenada.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Hospital São João no Porto OMS Centro Hospitalar Universitário de São João SNS saúdeAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda