Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Recibos verdes: Estado vai cruzar dados para conferir rendimentos de 2019 e 2020

Segurança Social vai cruzar dados com o Fisco para conferir os rendimentos dos últimos dois anos. A medida que não foi aplicada de imediato foi anunciada pelo secretário de Estado da Segurança Social que garantiu que não vai exigir juros acrescidos.

Pedro Catarino
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Segurança Social vai aplicar uma medida de fiscalização dos rendimentos declarados pelos trabalhadores a recibos verdes em 2021 com o objetivo de detetar discrepâncias nos rendimentos declarados tanto em 2019 e 2020.

Em causa está uma medida que não foi imediatamente aplicada com a aprovação do novo regime contributivo destes trabalhadores, mas que permitirá através do cruzamento de dados com o Fisco detetar discrepâncias nas declarações dos últimos dois anos.

"Foi decidido adiar o processo de revisão anual que é feito todos os anos no sentido de fazer correções entre o que foi declarado à Segurança Social nas várias declarações trimestrais feitas ao longo do ano e aquilo que foram os rendimentos declarados em sede fiscal, permitindo o apuramento de diferenças e a correção por parte dos trabalhadores", explicou o secretário de Estado da Segurança Social.

"Este processo será feito em 2021 e respeitará não só ao ano de 2019 como ao ano de 2020 e serão feitas essas correções sem que isso signifique uma exigência de juros de mora acrescidos por parte dos trabalhadores", disse Gabriel Bastos.

Ver comentários
Saber mais Segurança Social trabalhadores independentes cruzamento de dados recibos verdes código contributivo
Outras Notícias