Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CONFAGRI: "Não faltam alimentos, mas faltam tratores"

Confederação sinaliza que, apesar de não se anteciparem ruturas no abastecimento agroalimentar, há "outras situações emergentes". E alerta que escalada dos custos de produção pode mesmo semear abandono da atividade agrícola.

Diana do Mar dianamar@negocios.pt 23 de Novembro de 2021 às 17:31
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A falta de oferta de tratores no mercado devido à "rutura de ‘stocks’, a generalizar-se um pouco por toda a Europa", está "a gerar uma onda de insatisfação junto dos agricultores". O alerta foi dado pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) que aponta que, apesar de os agricultores terem as candidaturas à renovação do parque de tratores aprovadas, têm "limitações de prazos a cumprir", razão pela qual apela a que sejam prorrogados.

"Numa altura em que não há forma de assegurar o aprovisionamento de novos tratores, seria indispensável aprovar o alargamento dos prazos deste concurso", defende a confederação, num comunicado enviado esta terça-feira às redações.

A nota chega um dia depois da primeira reunião do grupo criado pelo Governo para acompanhar eventuais perturbações nas cadeias de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho, da qual a Confragi participou.

Apesar de atestar que, neste momento, "não se perspetivam ruturas no abastecimento agroalimentar", a Confagri adverte que "existem outras situações emergentes", designadamente no que diz respeito à distribuição, apontando que "o setor dos transportes está a ser fortemente condicionado, não só pela falta de mão-de-obra, mas também pelo agravamento do custo dos combustíveis, questão longe de estar resolvida".

Mas não só. "Os custos da energia, adubos, pesticidas, mão-de-obra e outros fatores de produção estão a esgotar a tesouraria dos agricultores, uma vez que não conseguem refletir nos preços finais os agravamentos de custos com que estão a ser confrontados", diz a Confagri, alertando mesmo para a possibilidade de o atual cenário "levar ao abandono da atividade agrícola".

 

 

Ver comentários
Saber mais CONFAGRI economia negócios e finanças agricultura e pescas bens de consumo Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola
Outras Notícias