Exportações de vinho cresceram 2,1% para 185 milhões de euros no primeiro trimestre
As exportações dos vinhos portugueses cresceram 4,4% em volume e 2,1% em valor nos primeiros três meses deste ano face a igual período de 2019, tendo as vendas ao exterior superado os 185 milhões de euros, indica esta terça-feira, em comunicado, a ViniPortugal - Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos de Portugal.
PUB
A evolução positiva ainda não espelha o grande impacto da pandemia da covid-19 no setor, sendo que a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) estima que as vendas de vinho na Europa sofra uma quebra de 50% em valor, impactada pela queda a pique das vendas no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) e que não será compensada com as vendas na grande distribuição. A ViniPortugal destaca que a União Europeia registou uma quebra de 14,4% em valor, para cerca de 86 milhões de euros, enquanto os países terceiros as exportações aumentaram 22,8%, para um valor em torno dos 99 milhões de euros. As maiores subidas homólogas nas exportações vinícolas nacionais foram a
A ViniPortugal destaca que a União Europeia registou uma quebra de 14,4% em valor, para cerca de 86 milhões de euros, enquanto os países terceiros as exportações aumentaram 22,8%, para um valor em torno dos 99 milhões de euros.
PUB
Já na União Europeia, a Suécia sobressaiu com um crescimento de 26%, mas a maioria dos restantes mercados sofreram quebras.
Em termos globais, as maiores quedas nas exportações pertenceram à Dinamarca (-23,4%), China (-29,7%), Macau (-52,1%) e Rússia (-36,6%).
PUB
A ViniPortugal assinala ainda que a Coreia do Sul é o destino de maior preço médio (6,21 euros por litro), seguida por Hong Kong (5,82 euros), Dinamarca (4,59 euros) e Macau (2,92 euros).
PUB
A associação reporta também que na categoria Espumantes verificou-se, em valor, uma queda menos significativa na União Europeia (-5,1%) e um crescimento muito significativo (57,2%) nos países terceiros, destacando-se Angola (573 mil euros), EUA (154 mil euros) e Brasil (136 mil euros). Nesta categoria as maiores subidas registaram-se em Angola (+473,0%), Noruega (+110,0%) e Suíça (+84,8%).
Em entrevista ao Negócios e Antena 1 no início de maio, a ministra da Agricultura reconheceu as grandes dificuldades do setor vinícola face à pandemia. Maria do Céu Albuquerque referiu que "nós somos o nono país a nível mundial que mais exporta e, neste momento, há uma quebra. Além disso, o fecho dos restaurantes, hotéis e a paragem do turismo também provocou uma quebra muito significativa. Pelos dados que temos, podem oscilar entre os 5% e os 50% ao longo deste período de tempo".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais ViniPortugal União Europeia Angola Coreia do Sul EUA Dinamarca Macau exportações pandemiaA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda