Vinho Vinhos de Portugal continuam a um (de)grau do pódio europeu

Vinhos de Portugal continuam a um (de)grau do pódio europeu

A produção nacional de vinho em 2018 continua a colocar Portugal na fotografia dos maiores produtores na União Europeia, mas ainda atrás da Itália, Espanha e França, com as exportações a ultrapassarem os 800 milhões de euros, mais 22,3 milhões de euros do que no ano anterior.
Vinhos de Portugal continuam a um (de)grau do pódio europeu
Rui Neves Cláudia Brandão 21 de novembro de 2019 às 14:24
De um total de 15 mil milhões de litros de vinho produzidos pela União Europeia (UE) no ano passado, mais quatro milhões do que em 2017, cerca de 760 milhões são de produção nacional, o que torna Portugal o quarto maior produtor da Europa a 28, novamente atrás dos vinhos italianos, espanhóis e franceses, e à frente da Alemanha e da Hungria, tal e qual como no ano anterior.

 

O relatório do Eurostat sobre a produção e comércio de vinho na UE, divulgado esta quinta-feira, 21 de novembro, revela que produção nacional chega quase aos 1,5 mil milhões de euros, o mesmo valor alcançado em 2017. No total dos Estados-membros produtores de vinhos, o volume gerado ultrapassou os 30 mil milhões de euros.

 

A França volta a liderar o valor de exportações de vinho (9,3 mil milhões de euros), deixando Portugal a uma larga distância, na casa dos 800,3 milhões de euros, ainda assim, 22,3 milhões de euros acima do valor das exportações em 2017.

 

O mercado dentro da União é, ainda, o preferencial para os vinhos portugueses, com cerca de 442,3 milhões euros de receitas.

 

O nosso país fica-se pela quinta posição, atrás da Alemanha, no ranking dos maiores exportadores de vinho da União Europeia, cujo pódio fica completo com os seis mil milhões de euros exportados pela Itália, e dos 2,9 mil milhões arrecadados pela vizinha Espanha.

 

Segundo o Eurostat, em 2018, os Estados Membros superaram os 21,9 mil milhões de euros em exportação de vinho de 2017. Desta vez, a UE chegou aos 22,7 mil milhões de euros, mais de metade (11,6 mil milhões) para fora da União, com os Estados Unidos a assumir-se como o maior mercado (33% das exportações), seguido da Suíça, China, Canadá, Japão e Hong Kong.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI