Grupo EDP e Total investem 180 milhões em gasoduto entre País Basco e França

A Naturgas Energia, participada da EDP, assinalou hoje a primeira fase do gasoduto Euskador que vai ligar o Norte de Espanha ao Sudoeste francês.
Ana Suspiro 19 de Junho de 2006 às 15:58

A Naturgas Energia, participada da EDP, assinalou hoje a primeira fase do gasoduto Euskador que vai ligar o Norte de Espanha ao Sudoeste francês.

O investimento neste projecto ascende a 180 milhões de euros e estará concluído em 2010. O projecto é uma parceria entre a Naturgas, que é responsável pela construção do gasoduto no território País Basco, e a empresa francesa Total Infraestructures Gaz de France (TIGF) do grupo Total.

PUB

A primeira fase, que significa a construção de 28 quilómetros, representou um investimento de 25 milhões de euros e é o pretexto para uma cerimónia em Urrugne (França) que conta com os ministros francês e espanhol da Indústria, José Montilla e François Loos, para além dos presidentes das empresas envolvidas e o presidente do Governo basco, Juan José Ibarretxte.

O gasoduto, que é bidireccional, terá uma extensão total de 318 quilómetros e vai ligar a central de regaseificação da Bahía Bizkaia Gas (BBG), em Bilbao, ao depósito subterrâneo de Lussagnet.

De acordo com o comunicado enviado pela Naturgas, este projecto vais «assegurar o abastecimento energético do norte de Espanha e do sudoeste francês, diversificar as fontes de abastecimento ao permitir o intercâmbio de gás entre o sul e o norte da Europa, indistintamente, e atenuar o actual défice de interligações entre a Península Ibérica e o resto da U.E.».

PUB

Nas próximas três fases, a Naturgas terá de construir mais 138 quilómetros, enquanto que a TIGF tem a seu cargo a instalação de 95 quilómetros.

Segundo informação da Naturgas, o Euskadour permite reforçar o abastecimento no Golfo da Biscaia, área onde vivem mais de cinco milhões de pessoas. A infra-estrutura visa ainda diversificar as fontes de abastecimento nos dois países, para além de optimizar a unidade de regaseificação, o terminal de GNL (gás de natural liquefeito) e outros gasodutos e depósitos.

Na primeira fase, a Naturgas construiu três quilómetros de infra-estrutura, ligando Irún e Biriatou, e ainda instalou uma estação reguladora. A TIGF construiu 25 quilómetros de rede entre a Biriatou e Arcangues e uma estação de medição em Urrugne. A estrutura terá uma capacidade inicial de 500 milhões de metros cúbicos.

PUB

Com uma rede de 5000 quilómetros de gasoduto e um volume de negócios de 679 milhões de euros em 2005, a Naturgas é líder na distribuição de gás no País Basco e nas Astúrias, operando ainda na Catalunha, Castela, Leão, Múrcia e Navarra. A empresa, que também distribui electricidade, faz parte do Grupo HC Energia (Hidrocantábrico) controlado pela Energias de Portugal.

Pub
Pub
Pub