Autarca de Vila do Conde pediu reunião urgente com ministério da Economia
O pedido foi feito depois de Mário Almeida ter sabido através da imprensa que a Itarion Solar também já se tinha apresentado à insolvência, disse o autarca à agência Lusa.
A notícia foi avançada hoje pelo jornal Público que refere ainda que o pedido de insolvência da Itarion Solar aconteceu "pouco depois de o Governo ter anunciado a salvação do projecto, através da constituição de um consórcio liderado pela EDP, e que incluía capitais de risco públicos e ainda um número alargado de empresas e instituições financeiras".
PUB
Esse projecto, que visava a produção de células fotovoltáicas, iria criar cerca de 400 postos.
Mário Almeida, disse hoje à agência Lusa, que - e mesmo perante "as actuais notícias, que não são as desejadas" - quer ainda "acreditar na salvação da unidade" e "no envolvimento e interesse dos vários grupos empresariais, como sejam a DST, Visabeira, Inovcapital, BPA, BES, BCP, REN e Cabelte".
O autarca sublinhou também que quer "acreditar que a AICEP continua a ter um papel determinante neste processo e que o Governo fará o possível e o impossível, para salvar uma empresa que em 2007 foi a maior exportadora nacional".
PUB
A Itarion Solar é detida pela Qimonda AG e Centrosolar. O projecto, que estava a ser construído em Vila do Conde, envolveria um investimento de 150 milhões de euros.
Entretanto, Mário Almeida também anunciou que tem uma reunião marcada para quarta-feira, ao início da tarde, com a comissão de trabalhadores da unidade.
Mais lidas
O Negócios recomenda