Bruxelas aprova venda da Central de Cervejas à Heineken (act)
A Comissão Europeia aprovou hoje a compra, pela Heineken, de parte dos activos pertencentes à Scottish & Newcastle, nos mercados português, britânico, belga e finlandês. A portuguesa Sociedade Central de Cervejas, dona da Sagres e da Luso, passa assim a fazer parte do universo da Heineken.
Sobre as regras que regulam as fusões no espaço comunitário, a Comissão europeia "aprovou a aquisição proposta pela companhia holandesa Heineken" sobre "os negócios da britânica Scottish & Newcastle na Bélgica, Finlândia, Portugal e no Reino Unido", uma vez que concluiu que "a transacção não iria dificultar de forma significativa a concorrência efectiva naqueles mercados", é hoje afirmado em comunicado de Bruxelas.
PUB
A Comissão aprovou já em Março a compra de parte dos activos da S&N pela Carlsberg, dona de 44% da portuguesa Unicer, e com a decisão de hoje faz com que a Sociedade Central de Cervejas, detida em 100% pela escocesa, passe para o universo da Heineken.
Já no caso dos activos da S&N na Irlanda, após consulta às autoridades locais de concorrência, Bruxelas decidiu "que a transacção proposta ameaça afectar de forma significativa a concorrência" naquele mercado. Envia por isso a decisão final para a Autoridade da Concorrência da Irlanda.
A compra da S&N pelo consórcio Carlsberg/Heineken foi finalmente aceite, depois de quatro ofertas distintas, em Janeiro de 2005 pela administração da escocesa, que fará com que a maior cervejeira britânica seja desmembrada e dividida entre dinamarquesa e holandesa.
PUB
A decisão da Comissão hoje anunciada antecipa em um dia a data limite que Bruxelas tinha dado a si própria para analisar o negócio.
Mais lidas
O Negócios recomenda