Google e Youtube reforçam segurança online de menores de idade
A Google anunciou novas medidas de privacidade para utilizadores com menos de 18 anos. A decisão surge na sequência de críticas sobre falhas na segurança online de menores de idade, noticia a Bloomberg. O "Family Link" já era um dos instrumentos da gigante tecnológica disponibilizado aos educadores para controlarem a utilização da Internet por crianças com menos de 13 anos, mas as novas medidas visam alargar a proteção.
PUB
Pais e mães vão passar a ter a possibilidade de pedir à Google para remover as fotografias dos filhos que apareçam no motor de busca, desde que estes sejam menores de idade. Apesar de a medida já ser possível, a Google não se tinha, no passado, demonstrado receptiva aos pedidos de remoção de imagens. A eficácia do processo será agora testada.
O Youtube também terá regras novas. Os vídeos carregados na plataforma por menores de 18 anos serão privados, ou seja, apenas visíveis pelos utilizadores e pessoas designadas. Para evitar a partilha de dados que põe em risco a segurança das crianças, o histórico de localização dos menores de idade será desativado, sem possibilidade de ser ativado novamente.
PUB
No mês passado, o Facebook já tinha anunciado medidas que limitavam o acesso dos anunciantes a informações como idade, sexo e localização de pessoas menores de 18 anos, e não às suas pesquisas e interesses noutras aplicações e sites. Estas tomadas de posição surgem num contexto de crescentes pressões face à protecção de crianças no meio digital a nível global.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda