Governo aperta apoios à compra de elétricos. Incentivo de 4.000 euros mas tem de se dar veículo para abate

No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros, mas obriga ao abate do ligeiro de passageiros atual.
veículos elétricos, carros
Adriano Machado/Reuters
Negócios com Lusa 04 de Outubro de 2024 às 13:19

O Governo vai aprovar esta sexta-feira, em Conselho de Ministros, um apoio de 4.000 euros na compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros até 38.500 euros, com obrigação de abate do atual. Desta forma, o limite máximo do preço do veículo elétrico a adquirir baixa significativamente, uma vez que em 2023 (este ano a portaria que regulamenta os apoios não foi publicada) esse valor era de 62.500 euros. Adicionalmente, de acordo com o documento consultado pela Lusa, os beneficiários terão de entregar um ligeiro de passageiros para abate.

PUB

Está também previsto o apoio para aquisição de veículos emissões nulas dedicados à logística no valor de 3,5 milhões de euros, o apoio de 6.000 euros por veículo ligeiro de mercadorias, num total de 1,2 milhões de euros (aumento de 33% em relação a 2023).

Esta medida é uma das 13 que vai ser hoje aprovada pelo Conselho de Ministros, que se reúne no Entroncamento, no âmbito do Pacote Mobilidade Verde, para a melhoria da mobilidade de passageiros e mercadorias.

Segundo documento a que a Lusa teve acesso, está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.

PUB

Esta dotação representa uma duplicação das verbas face às disponibilizadas em 2023, que eram de 10 milhões de euros.

No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros, majorados para 5.000 euros por veículo se se destinar a ser usado por instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Este apoio obriga ao abate do ligeiro de passageiros atual.

PUB
Pub
Pub
Pub