Empresas acusadas de cartel ganham contratos nas cantinas do Estado
O caso remonta a 2007, ano em que a Autoridade da Concorrência abre uma investigação na sequência da denúncia do antigo director-geral da Eurest, recorda o Jornal de Notícias desta quarta-feira, 8 de Abril.
PUB
Gertal, Itau, Eurest, Uniself, Ica, Nordigal e Sodexo foram acusadas pelo regulador de terem criado cartel para fornecer refeições a cantinas e trocado informações comerciais sensíveis, que viriam a prejudicar o Estado.
PUB
Apesar disso, as empresas continuaram a assinar contratos com entidades públicas, nomeadamente com câmaras e hospitais. O Jornal de Notícias especifica: perto de dois mil contratos públicos no valor de aproximadamente 700 milhões de euros. O número é retirado do portal Base, onde são publicados os contratos assinados por instituições públicas.
PUB
O diário esclarece que, quando a Autoridade da Concorrência terminou a investigação e deu como provadas as acusações de cartel, estava já prevista na lei a possibilidade de inibir temporariamente as empresas de fornecer entidades públicas. Contudo, a mesma não foi decretada.
PUB
O processo acabou no Tribunal da Relação de Lisboa mas foi declarado prescrito há menos de um mês.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Autoridade da Concorrência Jornal de Notícias Itau Base economia negócios e finanças economia (geral) crime lei e justiçaMais lidas
O Negócios recomenda