Mercadona vai abrir 11 supermercados em 2024. Estreia na Guarda e Évora e "dose dupla" em Coimbra
A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, que vai abrir 11 supermercados ao longo do ano em Portugal, com o plano de expansão a incluir estreias nos distritos da Guarda e de Évora, como anteriormente revelado, e "dose dupla" em Coimbra.
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Em comunicado, enviado às redações, a retalhista espanhola detalha que Guarda, Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio) são as próximas localizações no mapa delineado pela empresa que vai terminar assim 2024 com um total de 60 supermercados em território nacional.
A Mercadona abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Terminou o ano de 2023 com 49 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa e Coimbra.
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A empresa conta com um bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e, no decorrer deste ano, em Almeirim, abrirá o segundo que será, aliás, o seu maior na Península Ibérica, fruto de um investimento de 225 milhões de euros.
Ao todo, emprega mais de 5.000 pessoas.
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A Mercadona detém a quinta maior quota de mercado nos produtos de grande consumo ((FMCG, na sigla inglesa), com 5,6%, atrás do Intermarché (7%) e do Lidl (13%), num "ranking" liderado pela Sonae (27%) e pela Jerónimo Martins (21,1%) que juntos têm uma fatia de 48,1%. Dados facultados pela consultora Kantar ao Negócios, relativos ao terceiro trimestre do ano passado, indicam que os espanhóis da Mercadona e os alemães da Aldi são os únicos "players" que ganharam quota no intervalo de um ano e que os dois grandes continuam a perder espaço no mercado.
Em 2022, apesar do "ano muito difícil", a Mercadona viu a faturação aumentar 77,59% de 415 milhões de euros para 737 milhões de euros em 2022 em Portugal, onde a operação ainda não é rentável.
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