Sagres abre "guerra" à Superbock em Cabo Verde
A sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) de Portugal assinou hoje um acordo de parceria com a Tecnicil Indústria, de Cabo Verde, visando retomar a liderança do mercado cervejeiro no arquipélago.
Actualmente, a empresa portuguesa, detentora das marcas "Sagres" e "Água do Luso", que também entra no 'pacote' do acordo, conta com uma cota de mercado na ordem dos 10 por cento, muito longe dos 50 por cento atingidos há cerca de dez anos.
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O mercado cervejeiro cabo-verdiano, confirmou hoje aos jornalistas o PCA de SCC, Alberto da Ponte, é liderado pela marca "Superbock", da UNICER, com cerca de 40 por cento, seguida pela "Strela", cabo-verdiana, e por outras marcas estrangeiras.
Na sessão em que o acordo foi rubricado, cerimónia que decorreu na Cidade da Praia, Alberto da Ponte, questionado pela Agência Lusa, salientou que a SCC tenciona atingir o topo do mercado cervejeiro em Cabo Verde dentro de três anos.
Para tal, o acordo para cinco anos hoje assinado com a Tecnicil Indústria, empresa de comercialização e distribuição da água "Trindade", vai permitir que quer a "Sagres" quer a "Água do Luso" cheguem a todas as ilhas de Cabo Verde, mercado com "grande potencial de crescimento".
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Questionado, também pela Lusa, sobre as razões de uma queda tão significativa da cota no mercado cervejeiro cabo-verdiano, Alberto da Ponte admitiu que a SCC cometeu "decisões menos certas" nos últimos anos, fruto, em parte, da estratégia de consolidação da empresa em Portugal, onde, disse, é líder, com cerca de 49 por cento.
Alberto da Ponte lembrou o caso do investimento da SCC em Angola, que, disse, vai permitir ultrapassar a cota da "Superbock" até ao final do ano em curso.
Escusando-se a adiantar qual o montante do investimento em Cabo Verde, o PCA da SCC adiantou, por outro lado, que a subida no mercado cervejeiro cabo-verdiano pode passar pelo acções de "marketing" no desporto, lembrando que a "Sagres", em Portugal, já apoia a selecção portuguesa de futebol.
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Outra das possibilidades que não descartou em Cabo Verde foi o apoio a festivais internacionais de música, tal como já fazem a "Strela" e a "Superbock", em que a primeira é "apenas mais um concorrente" e a segunda é o "foco principal" da estratégia para o arquipélago.
A Tecnicil Indústria, representada na cerimónia pelo PCA, Olavo Correia, é uma empresa produtora e distribuidora de água de mesa e de refrigerantes, com a marca "Trindade", com capitais unicamente cabo-verdianos, sendo líder no mercado da água (60 por cento) e em terceiro lugar no segmento dos refrigerantes.
A empresa é a única indústria em Cabo Verde certificada em segurança alimentar e a sua produção é controlada por um laboratório internacional credível, lembrou o administrador da Tecnicil, Júlio Almeida, recordando ainda que a "Trindade" foi eleita, em 2010 e 2011, como a marca de confiança dos cabo-verdianos.
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Júlio Almeida indicou que a parceria entre as duas empresas vai permitir, no futuro, encontrar novas formas de relacionamento económico, embora não as tenha apontado, anunciando que a empresa vai começar, em breve, a sua primeira internacionalização, com o acordo alcançado recentemente com a Guiné-Bissau.
Olavo Correia, por seu lado, lembrou que o acordo de parceria surge numa altura de crise internacional, pelo que a empresa cabo-verdiana tem apostado na busca de novos segmentos ou nichos de mercado, tendo como pano de fundo a inovação.
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