ARAN pede suspensão do pagamento do selo do carro para os usados em stock
A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) apresentou uma proposta à Comissão de Orçamento e Finanças e a diversos partidos para que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) suspenda a tributação do Imposto Único de Circulação (IUC) sobre os veículos usados que estão em stock até ao momento da venda.A proposta, defende a associação, permitiria "reduzir os encargos fiscais e melhorar a tesouraria das empresas" de comercialização de veículos usados, refere o comunicado divulgado esta sexta-feira
PUB
A ARAN assinala que a proposta "seria semelhante à suspensão do imposto IMT [Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis] no setor imobiliário, enquanto o imóvel não é vendido".
"A liquidação do IUC deveria ser apenas paga pelo cliente final/comprador do automóvel e não imputado antes ao comerciante, enquanto este estiver com o veículo em stock. Esta é uma medida que não penaliza o Orçamento de Estado, sem perda de receita para o Estado, e é uma grande ajuda para a tesouraria das empresas" defende Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da ARAN, citado no comunicado.
PUB
Recentemente, a ARAN criticou também a proposta do PS para uma redução ainda maior no Imposto Sobre Veículos (ISV) aplicado aos usados importados da União Europeia (UE), considerando que "estimula a importação e prejudica o setor automóvel nacional" e, consequentemente, "vai afetar a retoma económica e a renovação do parque automóvel".
Saber mais sobre...
Saber mais ARAN Imposto Único de Circulação OE2021 Associação Nacional do Ramo Automóvel IUC automóvel suspensão isv importados usadosAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda