Seat manipulou emissões em 700 mil carros a gasóleo
O balanço do escândalo está fechado. A Seat, filial espanhola do grupo Volkswagen, instalou a tecnologia que permite manipular os níveis de emissões poluentes em 700 mil carros.
PUB
Segundo um porta-voz da empresa, citado pela Reuters, a Seat está agora a apurar quantos carros foram vendidos em cada país. A companhia informou que irá disponibilizar no seu "site" um motor de busca para que os clientes possam confirmar se os seus veículos foram afectados.
Em Espanha, onde foram já suspensas as vendas de veículos afectados nesta polémica, existiam cerca de três mil automóveis em "stock" nos concessionários.
PUB
Ficam assim descobertas as origens dos 11 milhões de veículos em que o grupo alemão admitiu ter instalado os "dispositivos manipuladores". Os mesmos permitiam adulterar os níveis de emissões poluentes durante os testes em laboratório. O caso começou nos Estados Unidos da América, mas o problema pode atingir até 11 milhões de veículos em todo o mundo.
A Volkswagen tem cinco milhões, a Audi 2,1 milhões, a Skoda 1,2 milhões e a Seat outros 700 mil. As contas fecham com 1,8 milhões de veículos utilitários, número que também foi divulgado esta terça-feira, 29 de Setembro.
PUB
O escândalo está a marcar a actualidade noticiosa e já obrigou a empresa a tomar medidas. Depois da demissão de Martin Winterkorn, Matthias Müller foi escolhido como o novo CEO do grupo.
A nova gestão da Volkswagen terá de apresentar uma solução ao regulador alemão até ao próximo dia 7 de Outubro, garantindo o cumprimento das normas de emissões poluentes. Só naquele país contam-se quase três milhões de carros afectados.
PUB
No caso de a Volkswagen falhar esta meta, o KBA poderá retirar a homologação dos modelos afectados. Tal cenário representaria a proibição de venda e de circulação dos modelos afectados nas estradas alemãs.
O grupo automóvel já informou que prevê reparar em breve e de forma gratuita os veículos afectados. Outubro é apresentado como o mês para o arranque dessa operação.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Seat Volkswagen Skoda Audi Martin Winterkorn Matthias Müller automóvel indústria metalomecânica e engenharia economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda