Stellantis vai investir mais de mil milhões em Espanha para produzir veículos elétricos
A Stellantis vai investir mais de mil milhões de euros em Espanha, para produzir veículos elétricos de pequena dimensão a partir de 2025, avança o diário espanhol Cinco Dias, citando fontes conhecedoras do processo.
PUB
O jornal detalha que o dinheiro será utilizado para instalar plataformas de produção STLA Small – que servem para fabricar este tipo de automóveis – nas fábricas da empresa em Saragoça e Vigo. Já na fábrica em Madrid da dona das marcas Peugeot, Citroën e Opel não contará com este tipo de plataforma.
Aos mais de mil milhões de euros investidos nestas infraestruturas, devem somar-se outros montantes relativos ao investimento em outros projetos, mas as mesmas fontes asseguram que o montante total não deverá superar os dois mil milhões de euros.
PUB
Espanha ganha assim o braço de ferro com França, que desejava ter este tipo de infraestruturas nas fábricas instaladas no país.
Em julho, o ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, afirmou que o CEO da Stellantis Carlos Tavares devia "aceitar o desafio" de produzir veículos elétricos de pequena dimensão. Bruno Le Maire recorreu mesmo ao argumento "patriota" para trazer o Peugeot e-208 para França, tendo recordado todas o apoio que o Estado francês deu à fabricante automóvel.
PUB
Mais tarde, o português Carlos Tavares despejou "um balde de água fria" no Executivo francês, ao recusar-se responder ao apelo de Le Maire, por considerar que o plano não era viável devido a uma questão de custos.
Desta forma, Espanha aproxima-se da possibilidade de ser a anfitriã de uma fábrica de baterias da Stellantis. Carlos Tavares já afirmou que pretende ter uma grande fábrica na Península Ibérica, pelo que Portugal e Espanha disputarão este troféu.
Saber mais sobre...
Saber mais Stellantis Carlos Tavares Espanha Cinco Dias Peugeot Bruno Le Maire Informação sobre empresas política economia (geral) governo (sistema) executivo (governo) automóvelMais lidas
O Negócios recomenda