Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Autoeuropa celebra 25 anos com travo agridoce. Fábrica reabre segunda-feira

A Autoeuropa celebra este domingo 25 anos desde o início de produção. A fábrica de Palmela suspendeu a produção a 16 de março devido à pandemia e reabre "a meio gás" esta segunda-feira.

O top 10, equivalente a 0,02% das mais de 45 mil exportadoras portuguesas, é responsável por 22% das exportações em Portugal.
Mário Cruz/Lusa
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 26 de Abril de 2020 às 18:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Tudo estava planeado para ser uma data celebrada com pompa e circunstância. A Autoeuropa celebra este domingo 25 anos desde o início de produção e deveria ter superado este mês a marca dos três milhões de veículos produzidos. Mas a pandemia da covid-19 baralhou as contas…

A fábrica do grupo Volkswagen festeja as bodas de prata ainda de portas fechadas e a pouco mais de 26 mil veículos de atingir o número mágico dos três milhões de viaturas.

A maior fábrica automóvel do país e que no ano passado reconquistou o estatuto de maior empresa exportadora reabre as portas esta segunda-feira, 27 de abril, após seis semanas de paragem forçada e que levou ao lay-off dos trabalhadores, tendo a empresa assegurado que a remuneração era paga na totalidade.

Após a implementação de um vasto conjunto de medidas de segurança e higiene, o maior empregador do concelho de Palmela volta a laborar, mas apenas com dois turnos em vez dos habituais três e com durações mais curtas e menor número de trabalhadores por turno.

A primeira semana de regresso à atividade deverá servir, principalmente, para os trabalhadores se acostumarem aos novos protocolos de segurança, não sendo expectável um volume de produção significativo, indicaram fontes da fábrica ao Negócios.

O plano da empresa é que a produção seja retomada de forma gradual e progressiva, voltando a produzir aos fins-de-semana numa fase posterior e só no início de junho deverá voltar a produzir ao ritmo anterior à paragem, que era de 890 veículos por dia.

No primeiro trimestre, a quebra no volume de produção da Autoeuropa cifrou-se em 20,7%, um número que deverá agravar-se para cerca de 37 a 39% em termos homólogos.

Certo é que após dois anos consecutivos a bater recordes de produção e exportação, a fábrica de Palmela irá registar uma quebra este ano. Em 2019, a Autoeuropa produziu 256.878 veículos.

Ver comentários
Saber mais Autoeuropa Palmela automóvel aniversário produção pandemia
Outras Notícias