Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mobilidade eléctrica terá 1.604 pontos de carregamento em 2018

Face aos actuais 1.200 pontos da rede Mobi.E, Portugal terá mais 528 pontos de carregamento espalhados pelo território nos próximos dois anos. Segunda fase será explorada por concurso.

auto-estradas carros
Bruno Simão/Negócios
Isabel Aveiro ia@negocios.pt 01 de Setembro de 2016 às 10:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A rede de abastecimento de carros eléctricos Mobi.E, de acesso público, que conta actualmente com 1.076 pontos de carregamento no país, vai aumentar.

A decisão, tomada em Conselho de Ministros de 8 de Junho último, e publicada esta quinta-feira, 1 de Setembro, em Diário da República, dá conta da extensão da rede em duas fases.

Uma primeira etapa, que aumenta a rede, dos actuais 1.076 postos de carregamento de viaturas eléctricas em mais "124 pontos de carregamento normal e de mais 50 pontos de carregamento rápido, disponíveis para instalação desde Maio de 2016".

Uma segunda fase "da rede piloto de carregamento de veículos eléctricos" para "os municípios não servidos na primeira fase" da rede piloto Mobi. Nesta fase a rede será aumentada com "202 carregadores normais, correspondentes a cerca de 404 pontos de carregamento de potência normal". Serão dois pontos de abastecimento em 202 concelhos de Portugal Continental não servidos pela rede na primeira fase.

Cabe à Mobi.E, "até ao final de 2018", a "aquisição, instalação e ligação dos carregadores da segunda fase da rede piloto", que será financiada "pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de recursos do Portugal 2020". A comparticipação financeira "deve" ser "assegurada pelo Fundo Português de Carbono a executar até ao final de 2017".

A resolução governamental publicada esta quinta-feira atribui ainda à sociedade Mobi.E a "competência para lançar o procedimento para a exploração, operação e manutenção dos postos da segunda fase da rede Piloto Mobi.E, até um ano após a respectiva instalação".

Ver comentários
Saber mais mobilidade eléctrica Mobi.E
Mais lidas
Outras Notícias