O seu veículo é um dos que falharam o “recall”? Saiba o que deve fazer
A partir de 1 de março quem for fazer a inspeção obrigatória ao veículo pode ser surpreendido com um chumbo por terem falhado um “recall”, ou seja, uma chamada à oficina por parte dos fabricantes. O explicador esclarece o que está em causa e o que deve fazer para evitar o chumbo.
O que é um “recall”?
Os "recalls" são indicações dadas pelos fabricantes quando são detetadas falhas nos veículos, algumas com elevados riscos para a segurança, que são imputáveis aos construtores automóveis.
Os avisos são públicos e os fabricantes enviam uma carta registada ao proprietário. O problema é que nem sempre chegam ao destinatário, seja por mudança de morada ou por venda do veículo.
Quantos veículos falharam o “recall”?
Existem mais de seis milhões de veículos a circular nas estradas portuguesas, mas nem todos nas perfeitas condições. Há 87 mil automóveis em circulação que apresentam deficiências identificadas pelos fabricantes. Foram alvo de ações de “recall”, mas nunca foram às oficinas para serem reparados.
O que vai mudar?
A partir de 1 de março quem for fazer a inspeção periódica obrigatória ao veículo pode ter uma surpresa inesperada. É nessa data que entra em vigor o procedimento relativo ao "recall" nos Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) determinado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).
Ou seja, os proprietários de viaturas que tenham sido alvo de uma chamada à oficina por parte dos fabricantes e que não o tenham feito vão ver o veículo "chumbar" na inspeção.
Como verificar se o seu veículo foi chamado?
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) criou a RECALL, uma plataforma que resulta de uma parceria com a associação e o IMT, com o apoio da Direção-Geral do Consumidor.
Através desta plataforma, inserindo a matrícula ou o Número de Identificação do Veículo (VIN), os condutores podem verificar, de forma simples e gratuita, se o veículo está abrangido por um "recall" ou não.
O que deve fazer?
Se o veículo estiver incluído numa ação de chamada, o proprietário deve contactar um concessionário da marca, que irá assegurar a reparação sem qualquer custo. A partir de agora, com a entrada em vigor do novo procedimento, os veículos serão mesmo chumbados nos centros de inspeção caso não tenham reparado a falha inscrita no "recall".
Mais lidas