Peugeot 2008 mantém trono. Portugueses preferem Model 3 ao Model Y da Tesla
O Peugeot 2008 mantém-se como o carro mais popular em Portugal no primeiro trimestre deste ano, mas vê a vantagem sobre a concorrência encurtada. As preferências dos portugueses mudaram bastante face há um ano. Veja quais os modelos de ligeiros de passageiros favoritos.
1.º Peugeot 2008
2.º Dacia Sandero
3.º Renault Clio
4.º Tesla Model 3
6.º Peugeot 208
7.º Nissan Juke
7.º Peugeot 308
9.º Citroën C3
10.º Dacia Jogger
11.º Nissan Qashqai
12.º Opel Corsa
13.º Mercedes-Benz Classe A
14.º Dacia Duster
15.º Kia Stonic
16.º Fiat 500
17.º Toyota Yaris Crosss
18.º Citroën C3 Aircross
19.º Tesla Model Y
20.º Seat Ibiza
21.º Fiat Panda
22.º BMW Série 1
23.º Ford Focus
24.º Citroën C4
25.º Volvo XC40
26.º Volkswagen T-Roc
27.º Hyundai i20
28.º Toyota Yaris
29.º Mitsubishi Colt
30.º Jeep Avenger
31.º Mercedes-Benz Classe C
32.º Mitsubishi Space Star
33.º Seat Arona
34.º Ford Puma
35.º Opel Mokka
36.º Seat Leon
37.º Opel Astra
38.º Mercedes-Benz Class E
39.º BMW Série i4
40.º Hyundai Kauai
41.º BMW Série 2
42.º Citroën Berlingo
43.º BMW Série 3
44.º Skoda Octavia
44.º BMW X1
46.º Toyota C-HR
47.º Volkswagen Taigo
48.º Toyota Corolla
49.º Volvo EX30
50.º Kia Sportage
A lista dos 50 modelos de ligeiros de passageiros novos preferidos dos portugueses mudou de forma significativa no primeiro trimestre deste ano face aos primeiros três meses de 2023. Ainda assim, o Peugeot 2008 mantém-se como líder nas novas matrículas, embora veja a concorrência cada vez maior nos retrovisores.
O 2008 da "marca do leão" somou 2.412 veículos entregues até final de março, uma subida de 18,3% em termos homólogos. Seguem-se o Dacia Sandero, com 2.134 unidades, o que representa um crescimento de 73,2%, e o Renault Clio, com 2.087 carros, quase o dobro face aos 1.075 de um ano antes. O modelo da marca romena do Grupo Renault sobe quatro posições em relação ao primeiro trimestre de 2023, enquanto o Clio ganha cinco lugares.
Uma das grandes surpresas é a quarta posição do Model 3 da Tesla. Depois de no ano passado ter perdido o estatuto de "best-seller" da marca liderada por Elon Musk para o "irmão" Model Y, o Model 3 acelerou para as 2.047 unidades, um salto de 292,9% e uma escalada de 24 "degraus" na lista.
O Renault Captur subiu da sétima para a quinta posição graças a um aumento nas vendas de 54,2%, para 1.803 veículos, ao passo que o Peugeot 208 caiu da vice-liderança para o sexto posto. O segundo modelo mais popular da Peugeot viu as matrículas deslizarem 0,5%, para 1.743 viaturas.
A sétima posição é repartida pelo Nissan Juke e o Peugeot 308. O citadino da marca nipónica mais do que quadruplicou (344,8%) as vendas, atingindo as 1.570 unidades. Já o modelo da fabricante francesa sobe 10 lugares à boleia de um crescimento de 83,2%.
O "Top 10" é fechado pelo Citroën C3, com 1.443 veículos, e pelo Dacia Jogger, com 1.241. O "campeão de vendas" da Citroën ganhou três posições graças a um aumento de 56,8%. Já o Jogger, com um crescimento de 76,8%, avançou 12 lugares e superou o Duster como segundo modelo mais popular da Dacia.
O Tesla Model Y, que há um ano ocupava um surpreendente terceiro lugar, caiu 16 posições. O SUV elétrico viu as entregas em Portugal recuarem mais de 45%.
Outra das quedas mais pronunciadas pertenceu ao T-Roc. O SUV da Volkswagen "made in Palmela" ocupava o décimo lugar no final de março do ano passado, com 1.022 unidades. Agora, registou apenas 532 veículos matriculados. Ainda assim, manteve-se como o modelo mais popular da marca de Wolfsburgo no mercado português.
Face a março de 2023, há 14 modelos a entrarem no "Top 50", sendo o Fiat Panda a entrada mais alta, na 21.ª posição.
Em contrapartida, o Peugeot 3008, que há um ano era 14.º, deixa de figurar na lista. Outras saídas incluem o Fiat Tipo, Renault Mègane, Cupra Formentor, Audi A3 e Dacia Spring.
Mais lidas