Peugeot 2008 mantém trono. Portugueses preferem Model 3 ao Model Y da Tesla
O Peugeot 2008 mantém-se como o carro mais popular em Portugal no primeiro trimestre deste ano, mas vê a vantagem sobre a concorrência encurtada. As preferências dos portugueses mudaram bastante face há um ano. Veja quais os modelos de ligeiros de passageiros favoritos.
1.º Peugeot 2008

2.º Dacia Sandero

3.º Renault Clio

4.º Tesla Model 3


6.º Peugeot 208

7.º Nissan Juke

7.º Peugeot 308

9.º Citroën C3

10.º Dacia Jogger

11.º Nissan Qashqai

12.º Opel Corsa

13.º Mercedes-Benz Classe A

14.º Dacia Duster

15.º Kia Stonic

16.º Fiat 500

17.º Toyota Yaris Crosss

18.º Citroën C3 Aircross

19.º Tesla Model Y

20.º Seat Ibiza

21.º Fiat Panda

22.º BMW Série 1

23.º Ford Focus

24.º Citroën C4

25.º Volvo XC40

26.º Volkswagen T-Roc

27.º Hyundai i20

28.º Toyota Yaris

29.º Mitsubishi Colt

30.º Jeep Avenger

31.º Mercedes-Benz Classe C

32.º Mitsubishi Space Star

33.º Seat Arona

34.º Ford Puma

35.º Opel Mokka

36.º Seat Leon

37.º Opel Astra

38.º Mercedes-Benz Class E

39.º BMW Série i4

40.º Hyundai Kauai

41.º BMW Série 2

42.º Citroën Berlingo

43.º BMW Série 3

44.º Skoda Octavia

44.º BMW X1

46.º Toyota C-HR

47.º Volkswagen Taigo

48.º Toyota Corolla

49.º Volvo EX30

50.º Kia Sportage

A lista dos 50 modelos de ligeiros de passageiros novos preferidos dos portugueses mudou de forma significativa no primeiro trimestre deste ano face aos primeiros três meses de 2023. Ainda assim, o Peugeot 2008 mantém-se como líder nas novas matrículas, embora veja a concorrência cada vez maior nos retrovisores.
O 2008 da "marca do leão" somou 2.412 veículos entregues até final de março, uma subida de 18,3% em termos homólogos. Seguem-se o Dacia Sandero, com 2.134 unidades, o que representa um crescimento de 73,2%, e o Renault Clio, com 2.087 carros, quase o dobro face aos 1.075 de um ano antes. O modelo da marca romena do Grupo Renault sobe quatro posições em relação ao primeiro trimestre de 2023, enquanto o Clio ganha cinco lugares.
Uma das grandes surpresas é a quarta posição do Model 3 da Tesla. Depois de no ano passado ter perdido o estatuto de "best-seller" da marca liderada por Elon Musk para o "irmão" Model Y, o Model 3 acelerou para as 2.047 unidades, um salto de 292,9% e uma escalada de 24 "degraus" na lista.
O Renault Captur subiu da sétima para a quinta posição graças a um aumento nas vendas de 54,2%, para 1.803 veículos, ao passo que o Peugeot 208 caiu da vice-liderança para o sexto posto. O segundo modelo mais popular da Peugeot viu as matrículas deslizarem 0,5%, para 1.743 viaturas.
A sétima posição é repartida pelo Nissan Juke e o Peugeot 308. O citadino da marca nipónica mais do que quadruplicou (344,8%) as vendas, atingindo as 1.570 unidades. Já o modelo da fabricante francesa sobe 10 lugares à boleia de um crescimento de 83,2%.
O "Top 10" é fechado pelo Citroën C3, com 1.443 veículos, e pelo Dacia Jogger, com 1.241. O "campeão de vendas" da Citroën ganhou três posições graças a um aumento de 56,8%. Já o Jogger, com um crescimento de 76,8%, avançou 12 lugares e superou o Duster como segundo modelo mais popular da Dacia.
O Tesla Model Y, que há um ano ocupava um surpreendente terceiro lugar, caiu 16 posições. O SUV elétrico viu as entregas em Portugal recuarem mais de 45%.
Outra das quedas mais pronunciadas pertenceu ao T-Roc. O SUV da Volkswagen "made in Palmela" ocupava o décimo lugar no final de março do ano passado, com 1.022 unidades. Agora, registou apenas 532 veículos matriculados. Ainda assim, manteve-se como o modelo mais popular da marca de Wolfsburgo no mercado português.
Face a março de 2023, há 14 modelos a entrarem no "Top 50", sendo o Fiat Panda a entrada mais alta, na 21.ª posição.
Em contrapartida, o Peugeot 3008, que há um ano era 14.º, deixa de figurar na lista. Outras saídas incluem o Fiat Tipo, Renault Mègane, Cupra Formentor, Audi A3 e Dacia Spring.
Mais lidas