Peugeot é campeã de vendas em Portugal até março. Ex-líder Renault cai para o quarto lugar
A Renault, líder do mercado nacional de ligeiros de passageiros há mais de duas décadas, foi apenas a quarta marca mais vendida no primeiro trimestre. Veja quais foram as marcas preferidas pelos condutores portugueses.
1.º Peugeot
2.º Mercedes-Benz
3.º BMW
4.º Renault
5.º Citroën
6.º Toyota
7.º Seat
8.º Opel
9.º Nissan
10.º Volkswagen
11.º Hyundai
12.º Fiat
13.º Ford
14.º Kia
15.º Volvo
16.º Dacia
17.º Audi
18.º Mini
19.º Tesla
20.º Skoda
21.º Honda
22.º Jeep
23.º Porsche
24.º Mazda
25.º Mitsubishi
25.º DS
27.º Land Rover
28.º Lexus
29.º Jaguar
30.º Smart
31.º Cupra
32.º Suzuki
33.º Alfa Romeo
34.º Aston Martin
34.º Maserati
36.º Bentley
36.º Ferrari
38.º Lamborghini
39.º Alpine
A Peugeot foi a marca automóvel preferida dos portugueses no primeiro trimestre deste ano, destronando a Renault, crónica líder do mercado, mostram os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A "marca do leão" vendeu 4.594 automóveis nos primeiros três meses do ano, o que representa uma quebra de 5,9% face ao primeiro trimestre do ano passado mas suficiente para ultrapassar a rival Renault. Isto num contexto em que as vendas de ligeiros de passageiros afundaram 31,5%. A Peugeot consegue assim subir a quota de mercado de 10,79% para 14,80%.
Na segunda posição surge a Mercedes-Benz, com 3.286 veículos vendidos, uma quebra de 21,9%. A marca germânica, que era terceira há um ano, reforçou o seu peso no mercado de 9,29% para 10,59%.
A fechar o pódio encontra-se a BMW, que sobe um "degrau", com 2.579 unidades, menos 19,9% do que no primeiro trimestre de 2020. A fabricante bávara ganha 1,2 pontos percentuais de quota de mercado, atingindo os 8,31%.
Vendas da Renault caem para menos de metadeA Renault, líder incontestada em Portugal há mais de 20 anos, sofreu uma quebra de 57,6% nas vendas, para 2.291 veículos. A "marca do losango" não só perde a liderança como recua para a quarta posição.
A Renault vê ainda a quota de mercado encolher de 11,93% para 7,38%.
E a "morder os calcanhares" da Renault surge a Citroën, que manteve o quinto posto. A marca do grupo Stellantis vendeu 2.100 automóveis, menos 27,5% do que no período homólogo.
Seguem-se a Toyota, que subiu três lugares, a Seat, Opel, Nissan, que caiu três posições, e Volkswagen.
A Jeep destaca-se ao apresentar uma subida de 18,5% nas vendas.
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