Notícia
Conheça as marcas automóveis mais vendidas em Portugal em 2022
O ano passado terminou com o pódio das marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal sem alterações face a 2021. Mas entre as marcas mais populares destacou-se a subida da Dacia. Veja quais foram as marcas preferidas dos portugueses em 2022.
1.º Peugeot

2.º Renault

3.º Mercedes-Benz

4.º Dacia

5.º BMW

6.º Toyota

7.º Citroën

8.º Volkswagen

9.º Hyundai

10.º Fiat

11.º Kia

12.º Opel

13.º Seat

14.º Ford

15.º Nissan

16.º Audi

17.º Volvo

18.º Tesla

19.º Skoda

20.º Mini

21.º Mitsubishi

22.º Cupra

23.º Jeep

24.º DS

25.º Mazda

26.º Porsche

27.º Honda

28.º Land Rover

29.º Jaguar

30.º Lexus

31.º Smart

32.º Alfa Romeo

33.º Suzuki

34.º Maserati

35.º Bentley

36.º Polestar

37.º Aiways

38.º Aston Martin

39.º Ferrari

40.º MG

41.º Lamborghini

42.º Alpine

43.º Maxus

- 1
- ...
A Peugeot repetiu a liderança entre as marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal no ano passado. Após ter colocado um ponto final a uma hegemonia de 23 anos da rival Renault. Isto apesar de ambas as fabricantes francesas terem registado quebras nas vendas face a 2021.
A "marca do leão" encerrou 2022 com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% mas alargou a vantagem sobre a Renault, que viu as entregas recuarem 16,8%, para 12.841 veículos. A "marca do losango" segurou a vice-liderança por curta margem, já que a Mercedes-Benz aumentou as vendas em 5,9%, para 12.055 carros.
Se em 2021 a vantagem da Renault sobre a marca alemã era de mais de quatro mil veículos, no ano passado a diferença encolheu para menos de 800 veículos.
As três principais marcas no mercado nacional viram a sua quota de mercado conjunta baixar de 30,3% para 26,7%.
Na quarta posição surge a Dacia, com um recorde de matrículas em Portugal de 10.157 unidades, mais 74,4% do que em 2021, que subiu sete lugares no "ranking".
Segue-se a BMW, com 9.695 veículos (-13,9%), que além de ter caído um degrau viu a Toyota (9.025 unidades e uma subida de 14,3%) aproximar-se. A marca nipónica superou a Citroën por uns escassos 10 carros. Nos dois últimos anos, a Toyota subiu da 11.ª posição para a sexta.
A Citroën recuou um lugar apesar de ter aumentado as vendas em 4,3%.
O oitavo posto pertence à Volkswagen, com perto de 8.500 unidades vendidas e um crescimento de 13%, seguida da Hyundai, com 7.263 veículos e uma queda de 4,6%, e da Fiat, que regressa ao Top 10 com 6.655 veículos, mais 33,6% do que em 2021. A marca italiana galgou quatro lugares.
Nota ainda para a Tesla, que entra pela primeira vez para o Top 20. A marca liderada por Elon Musk fechou 2022 com um recorde de 2.616 unidades (um crescimento de 73,5%) que lhe permitiram atingir a 18.ª posição, ultrapassando nomes como a Skoda e Mini.
Também a Cupra se destacou ao quase triplicar as vendas (+191,9%), para 1.626 veículos, e que subiu do 28.º para o 22.º posto.
A "marca do leão" encerrou 2022 com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% mas alargou a vantagem sobre a Renault, que viu as entregas recuarem 16,8%, para 12.841 veículos. A "marca do losango" segurou a vice-liderança por curta margem, já que a Mercedes-Benz aumentou as vendas em 5,9%, para 12.055 carros.
As três principais marcas no mercado nacional viram a sua quota de mercado conjunta baixar de 30,3% para 26,7%.
Na quarta posição surge a Dacia, com um recorde de matrículas em Portugal de 10.157 unidades, mais 74,4% do que em 2021, que subiu sete lugares no "ranking".
Segue-se a BMW, com 9.695 veículos (-13,9%), que além de ter caído um degrau viu a Toyota (9.025 unidades e uma subida de 14,3%) aproximar-se. A marca nipónica superou a Citroën por uns escassos 10 carros. Nos dois últimos anos, a Toyota subiu da 11.ª posição para a sexta.
A Citroën recuou um lugar apesar de ter aumentado as vendas em 4,3%.
O oitavo posto pertence à Volkswagen, com perto de 8.500 unidades vendidas e um crescimento de 13%, seguida da Hyundai, com 7.263 veículos e uma queda de 4,6%, e da Fiat, que regressa ao Top 10 com 6.655 veículos, mais 33,6% do que em 2021. A marca italiana galgou quatro lugares.
Nota ainda para a Tesla, que entra pela primeira vez para o Top 20. A marca liderada por Elon Musk fechou 2022 com um recorde de 2.616 unidades (um crescimento de 73,5%) que lhe permitiram atingir a 18.ª posição, ultrapassando nomes como a Skoda e Mini.
Também a Cupra se destacou ao quase triplicar as vendas (+191,9%), para 1.626 veículos, e que subiu do 28.º para o 22.º posto.