Conheça as marcas automóveis mais vendidas em Portugal em 2022
O ano passado terminou com o pódio das marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal sem alterações face a 2021. Mas entre as marcas mais populares destacou-se a subida da Dacia. Veja quais foram as marcas preferidas dos portugueses em 2022.
1.º Peugeot
2.º Renault
3.º Mercedes-Benz
4.º Dacia
5.º BMW
6.º Toyota
7.º Citroën
8.º Volkswagen
9.º Hyundai
10.º Fiat
11.º Kia
12.º Opel
13.º Seat
14.º Ford
15.º Nissan
16.º Audi
17.º Volvo
18.º Tesla
19.º Skoda
20.º Mini
21.º Mitsubishi
22.º Cupra
23.º Jeep
24.º DS
25.º Mazda
26.º Porsche
27.º Honda
28.º Land Rover
29.º Jaguar
30.º Lexus
31.º Smart
32.º Alfa Romeo
33.º Suzuki
34.º Maserati
35.º Bentley
36.º Polestar
37.º Aiways
38.º Aston Martin
39.º Ferrari
40.º MG
41.º Lamborghini
42.º Alpine
43.º Maxus
A Peugeot repetiu a liderança entre as marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal no ano passado. Após ter colocado um ponto final a uma hegemonia de 23 anos da rival Renault. Isto apesar de ambas as fabricantes francesas terem registado quebras nas vendas face a 2021.
A "marca do leão" encerrou 2022 com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% mas alargou a vantagem sobre a Renault, que viu as entregas recuarem 16,8%, para 12.841 veículos. A "marca do losango" segurou a vice-liderança por curta margem, já que a Mercedes-Benz aumentou as vendas em 5,9%, para 12.055 carros.
Se em 2021 a vantagem da Renault sobre a marca alemã era de mais de quatro mil veículos, no ano passado a diferença encolheu para menos de 800 veículos.
As três principais marcas no mercado nacional viram a sua quota de mercado conjunta baixar de 30,3% para 26,7%.
Na quarta posição surge a Dacia, com um recorde de matrículas em Portugal de 10.157 unidades, mais 74,4% do que em 2021, que subiu sete lugares no "ranking".
Segue-se a BMW, com 9.695 veículos (-13,9%), que além de ter caído um degrau viu a Toyota (9.025 unidades e uma subida de 14,3%) aproximar-se. A marca nipónica superou a Citroën por uns escassos 10 carros. Nos dois últimos anos, a Toyota subiu da 11.ª posição para a sexta.
A Citroën recuou um lugar apesar de ter aumentado as vendas em 4,3%.
O oitavo posto pertence à Volkswagen, com perto de 8.500 unidades vendidas e um crescimento de 13%, seguida da Hyundai, com 7.263 veículos e uma queda de 4,6%, e da Fiat, que regressa ao Top 10 com 6.655 veículos, mais 33,6% do que em 2021. A marca italiana galgou quatro lugares.
Nota ainda para a Tesla, que entra pela primeira vez para o Top 20. A marca liderada por Elon Musk fechou 2022 com um recorde de 2.616 unidades (um crescimento de 73,5%) que lhe permitiram atingir a 18.ª posição, ultrapassando nomes como a Skoda e Mini.
Também a Cupra se destacou ao quase triplicar as vendas (+191,9%), para 1.626 veículos, e que subiu do 28.º para o 22.º posto.
Mais lidas