CGD alega "efeitos extremamente perniciosos" ao divulgar lista dos maiores devedores
A Caixa Geral de Depósitos insiste que a divulgação da lista de maiores créditos vai ter "efeitos extremamente perniciosos para a instituição, para o sistema financeiro em geral e para os seus clientes". A argumentação consta da reclamação entregue no Supremo Tribunal de Justiça depois de, como tornado público na semana passada, o Tribunal da Relação ter travado o recurso do banco público e também dos reguladores.
PUB
Na exposição citada esta segunda-feira, 8 de Maio, pelo Jornal Económico, a Caixa confirma o avanço da reclamação e refere que "não se pode conformar com a decisão", datada de 17 de Janeiro, que a obrigou a entregar a lista dos 50 grupos económicos que mais devem ao banco, como requerido pela comissão parlamentar de inquérito à gestão da instituição agora liderada por Paulo Macedo.
PUB
Os requerimentos enviados pela Caixa, pelo Banco de Portugal e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) não foram aceites pela Relação, que defende que os recursos ultrapassaram "em muito" o calendário legal e foram interpostos "fora de prazo". Contestando a decisão de não admissão do recurso, também os reguladores da banca e do mercado de capitais já tinham confirmado ao Negócios que iriam reclamar.
PUB
A argumentação apresentada agora pela Caixa Geral de Depósitos segue aquela que foi a do Banco de Portugal no pedido de nulidade do acórdão que determinou o levantamento do dever de segredo sobre aquela lista de créditos. Em Fevereiro, a instituição liderada por Carlos Costa dramatizou que a revelação dos empréstimos concedidos pode trazer "gravíssimas consequências (…) ao nível da supervisão, da CGD e – o que é o mais – da estabilidade do sistema bancário e financeiro, com séria repercussão no próprio sistema económico".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Geral de Depósitos Justiça lista créditos devedores Paulo Macedo Banco de Portugal CMVMAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda