Direita obriga esquerda a assumir chumbo da audição a Vara
"Rejeitado". Por duas vezes, esta foi a palavra proferida por José Matos Correia, presidente do inquérito parlamentar à CGD, após as votações para as audições de Armando Vara (na foto). O chumbo por parte do PS, BE e PCP ocorreu porque a direita obrigou à votação.
PUB
Na reunião desta quinta-feira, a esquerda queria votar quatro audições: presidente do Tribunal de Contas, Inspector-Geral de Finanças, o ex-"chairman" da CGD Álvaro Nascimento e o antigo administrador António Nogueira Leite. E a partir daí aprovar o acordo tácito entre os três grupos parlamentares de que todas as audições para além destas seria rejeitadas – restavam apenas as audições potestativas.
PUB
Só que a direita quis que os requerimentos fossem votados antes disso: para que os partidos de esquerda votassem, directamente, o chumbo das audições pedidas pelo PSD e CDS. Entre os exemplos estava Armando Vara (num requerimento do PSD e num outro do CDS).
PUB
A esquerda chumbou a audição do ex-administrador da CGD (que em Junho enviou uma carta à comissão a pedir para ser ouvido). Aliás, o PSD obrigou a que o PS sinalizasse que todos os deputados socialistas presentes na reunião tinham também votado negativamente à audição.
PUB
O governador Carlos Costa, Mário Centeno, António Domingues, Francisco Bandeira (que foi administrador da CGD e, aí, presidente do BPN), comissão de trabalhadores, sindicato, Deloitte e McKinsey: as audições de todos eles foram chumbadas pela esquerda.
"Momento histórico", disse João Almeida sobre o chumbo do PCP à audição da comissão de trabalhadores e do sindicato da banca. "Não se preocupem", respondeu o comunista Miguel Tiago.
PUB
Audições vão acontecer
PUB
Apesar das rejeições, a audição a Armando Vara e Francisco Bandeira deverão acontecer. O PSD pode chamar, sem direito a oposição, oito pessoas. O CDS suas. E já anunciaram que é sua intenção fazê-lo.
Saber mais sobre...
Saber mais José Matos Correia Armando Vara CGD PS BE PCP António Nogueira Leite Álvaro Nascimento PSD CDS Carlos Costa Mário Centeno António Domingues Francisco BandeiraAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda