Empréstimo do CaixaBank a Angola ainda não passou de projecto

O empréstimo de 400 milhões de euros do CaixaBank a Angola refere-se “a um projecto de acordo quadro” que “ainda não foi celebrado”. No prospecto da OPA ao BPI, catalães esclarecem que o risco de qualquer financiamento a conceder está “garantido por uma companhia de seguros de crédito”.
josé eduardo dos santos angola
Reuters
Maria João Gago 16 de Janeiro de 2017 às 22:36

O empréstimo de 400 milhões de euros do CaixaBank a Angola, cuja aprovação foi publicada no Jornal Oficial da República de Angola, ainda não resultou na concessão de qualquer financiamento, esclarece o grupo catalão no prospecto da oferta pública de aquisição (OPA) sobre o BPI.

PUB

 

Em causa está um "projecto de acordo quadro, ‘standard’ no mercado, relativo ao eventual financiamento de potenciais operações de crédito comprador (‘export finance’) sujeitas a avaliação e aprovação casuística pelo CaixaBank", esclarece aquele documento. No entanto, "à presente data, tal acordo quadro não foi ainda celebrado, nem o oferente assumiu qualquer compromisso de o vir a celebrar", sublinha a instituição liderada por Gonzalo Gortázar.

PUB

 

O grupo catalão chama ainda a atenção que qualquer financiamento que venha a ser concedido no âmbito deste projecto de acordo tem uma protecção. "O risco de crédito de cada operação futura [está] sempre garantido, salvo residualmente, por uma companhia de seguros de crédito", revela o prospecto.

PUB

 

O CaixaBank assinala ainda que as eventuais operações de financiamento ficarão "sujeitas a avaliação e aprovação casuística pelo Caixabank, sem que este assuma, ao abrigo de tal acordo, qualquer obrigação de financiamento (ou seja, numa base ‘uncommitted’)".

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais BPI CaixaBank Angola
Pub
Pub
Pub