Leonor Beleza surpreendida com veto do BCE
"Fui surpreendida hoje pelas notícias veiculadas pela comunicação social sobre o processo de apreciação da minha possível nomeação como administradora não executiva da Caixa Geral de Depósitos", afirmou a actual presidente da Fundação Champalimaud, questionada pela agência Lusa.
PUB
O BCE aprovou os 11 nomes propostos pelo Governo para o Conselho de Administração da CGD, mas rejeitou outros oito, entre os quais o de Leonor Beleza, por excederem o limite de cargos em órgãos sociais de outras sociedades, confirmou na quarta-feira, 17 de Agosto, o Ministério das Finanças.
PUB
"Disponibilizei-me para fazer um esforço suplementar de trabalho e colaborar com uma equipa independente na condução de uma instituição vital para o país, tendo tornado claríssimo desde o princípio deste processo, para mim em Abril passado, que não aceitaria receber por isso qualquer remuneração", disse Leonor Beleza.
PUB
A ex-ministra da Saúde dos dois governos do PSD liderados por Cavaco Silva disse que desde o início "não estava disponível" para "pôr em causa ou diminuir de intensidade" o seu envolvimento como presidente da Fundação Champalimaud, garantindo que continuará a cumprir essa missão.
PUB
No início de Junho, fonte próxima de Leonor Beleza indicou à Lusa que a ex-ministra tinha sido convidada para integrar o novo Conselho de Administração da CGD, liderado por António Domingues, um cargo que aceitou, realçando tratar-se de um "lugar não remunerado".
PUB
Poucos dias depois, o ministro das Finanças, Mário Centeno, disse que o Conselho de Administração da CGD iria ter 19 elementos, sete executivos e 12 não executivos, sem indicar oficialmente os nomes da nova equipa liderada por António Domingues.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Geral de Depósitos presidente da Fundação Champalimaud Leonor Beleza Conselho de Administração da CGD BCE Ministério das Finanças bancaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda