Novo Banco pode ser vendido por zero
As autoridades nacionais admitem a possibilidade de vender o Novo Banco por zero, avança a revista Sábado na edição que foi esta quinta-feira para as bancas. Esta pode ser a contrapartida para que os concorrentes à compra do banco que resultou do fim do BES deixem cair as garantias que exigem ao Estado.
Segundo explica a revista esta possibilidade está a ser tentada pelo Banco de Portugal junto do Lone Star e do Apollo/Centerbridge, os dois candidatos à compra do Novo Banco que ainda estão na corrida. Este cenário não estará excluído das avaliações do Ministério das Finanças, que tem acompanhado o processo de venda conduzido pelo Banco de Portugal.
PUB
No final do dia de 4 de Janeiro, o Banco de Portugal considerou que a oferta do fundo norte-americano Lone Star é a que apresenta as melhores condições, mas não excluiu nenhum candidato à compra. A instituição liderada por Carlos Costa alertou, no entanto, para o possível impacto nas contas públicas das propostas em cima da mesa.
No dia seguinte, o ministério tutelado por Mário Centeno disse querer vender o Novo Banco com "celeridade" e sem custos para os contribuintes. A nacionalização temporária não foi excluída, caso a venda se revele onerosa, mas não é a solução preferida pelas Finanças.
Mais lidas
O Negócios recomenda