Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Associação de bancos contra divulgação de maiores devedores da banca

"O segredo bancário é pedra angular entre banco e cliente", defende Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, em resposta ao pedido do PSD para a divulgação dos maiores credores da CGD.

Miguel Baltazar
  • Assine já 1€/1 mês
  • 34
  • ...

A associação que representa os bancos do sistema nacional está contra a divulgação da lista dos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos e de outras instituições financeiras, como admitem os partidos políticos, da direita à esquerda.

 

"Como presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), só posso dizer que o segredo bancário é um pilar da actividade", defendeu Fernando Faria de Oliveira, num encontro com jornalistas que decorreu em Lisboa esta segunda-feira, 7 de Maio.

 

Para o antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos entre 2008 e 2011, "o segredo bancário é pedra angular entre banco e cliente".

 

O PSD, por Rui Rio, pretende que se conheçam os maiores devedores da CGD, que recebeu uma capitalização pública de 3,9 mil milhões de euros em 2017. Já o PCP pretende que se conheçam quem são os responsáveis pelas dívidas em incumprimento dos bancos que necessitaram de ajuda estatal.

 

Seja qual o estatuto do banco, público ou privado, a APB é contra, porque o segredo bancário deve prevalecer, para "proteger cidadãos e empresas e o seu bom nome".

 

 

Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos presidente da Associação Portuguesa de Bancos Fernando Faria de Oliveira presidente da Caixa Geral de Depósitos PSD Rui Rio CGD
Mais lidas
Outras Notícias