Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Auditoria revela que CGD deu milhões em crédito apesar de pareceres desfavoráveis

O conteúdo do relatório foi divulgado na noite de domingo por Joana Amaral Dias, na CMTV.  

A Caixa Leasing E Factoring destacou-se nas queixas relacionadas com o crédito aos consumidores. Foram apresentadas 1,46 reclamações por cada 1.000 contratos de financiamento.
Bruno Colaço
Negócios jng@negocios.pt 21 de Janeiro de 2019 às 15:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 17
  • ...

A auditoria independente à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), entre 2000 e 2015, concluiu que foram aprovadas operações de concessão de crédito superiores a mil milhões de euros, apesar de existirem pareceres de análise de risco desfavoráveis ou condicionados, avança o Correio da Manhã.

 

Segundo o relatório da consultora Ernst & Young, não se encontram "documentadas as justificações para a tomada de risco contrária ao parecer" da Direção de Gestão de Risco, nem existe "evidência que tenha sido obtida toda a informação exigível para fundamentar a aprovação da operação", como estudos de viabilidade. 

 

O conteúdo do relatório foi divulgado na noite de domingo por Joana Amaral Dias, na CMTV.

 

A antiga deputada mencionou dois exemplos de créditos concedidos com parecer desfavorável. À Artlant – a fábrica petroquímica em Sines que se transformou numa das maiores devedoras da CGD - foram concedidos 350,8 milhões. À Fundação Berardo a CGD concedeu 267 milhões.

Ver comentários
Saber mais Joana Amaral Dias Caixa Geral de Depósitos Artlant Correio da Manhã Ernst & Young CMTV
Mais lidas
Outras Notícias