BPI concedeu 240 milhões de crédito à habitação com garantia pública
A instituição financeira liderada por João Pedro Oliveira e Costa recebeu mais de 4.750 pedidos de empréstimos ao abrigo deste regime.

O BPI concedeu mais de 240 milhões de euros de crédito à habitação com garantia pública.
O valor foi avançado pelo banco na apresentação de resultados do primeiro trimestre do ano.
A adesão foi "acima do esperado", afirmou o CEO do banco. "No início estava um pouco cético mas considero hoje que é uma medida positiva", disse João Pedro Oliveira e Costa, reafirmando a ideia que a garantia "deve ser acompanhada por outras medidas como a construção de habitação".
"O aumento de fogos construiídos de 2023 para 2024 foi de apenas 4,2%", lamentou o CEO do BPI.
O BPI recebeu mais de 4.750 pedidos de empréstimos ao abrigo deste regime. A percentagem de aprovação é em linha com outros créditos à habitação da instituição financeira.
O Governo atribuiu ao BPI uma quota de 149,5 milhões de euros na medida. Este é o valor da garantia propriamente dita, que corresponde a um volume total de crédito de quase mil milhões de euros, presumindo que o limite máximo de 15% do valor é sempre praticado.
João Pedro Oliveira e Costa alertou que a diminuição das taxas de juro, embora seja "muito positiva para as famílias", vai "criar pressão sobre o preço das habitações".
Mais lidas