Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Costa propõe mostrar documentos sobre idoneidade de Salgado

O governador do Banco de Portugal propôs a criação de uma comissão parlamentar que possam ter acesso aos documentos técnicos sobre a idoneidade de Ricardo Salgado, sob sigilo. Os deputados vão votar uma proposta nesse sentido, apesar das críticas a Carlos Costa.

Bruno Simão/Negócios
Maria João Gago mjgago@negocios.pt 23 de Março de 2017 às 20:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

"Desafio esta câmara a constituir uma comissão, à semelhança de outros países, para que cada um dos seus membros venha consultar os documentos técnicos do Banco de Portugal sobre a idoneidade de Ricardo Salgado, sem telefones e sem câmaras fotográficas", propôs Carlos Costa aos deputados da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

 

O governador desafiou os deputados depois de ter sido confrontado pelo socialista João Galamba com a existência de vários pareceres de técnicos do Banco de Portugal, incluindo do departamento jurídico, favoráveis ao afastamento de Ricardo Salgado do BES ainda no final de 2013.

 

A proposta levou o deputado do PSD, Leitão Amaro, a fazer um requerimento oral defendendo a votação sobre a criação dessa comissão. O socialista João Paulo Correia defendeu que essa proposta devia ser feita por escrito, posição que acabou por prevalecer.

 

Mas a deputada do CDS, Cecília Meireles, aproveitou para criticar o governador por causa deste desafio. "Talvez esta proposta pudesse ter sido feita há dois anos", criticou.

 

O governador recordou que a sua proposta está em linha com o que acontece entre o Parlamento Europeu e o BCE, sublinhando que a consulta dos documentos é feita no pressuposto de que os deputados ficam sujeitos ao dever de segredo. Em resposta à deputada Cecília Meireles, Carlos Costa disse que este desafio "chegou a ser falado na comissão parlamentar de inquérito ao BES mas foi abandonado".

Ver comentários
Saber mais Carlos Costa Ricardo Salgado BES Banco de Portugal idoneidade documentos
Outras Notícias