pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

China pede a duas gigantes financeiras para avaliar contas da Zhongrong

A Zhongrong International Trust, unidade que faz parte de uma das maiores gestoras de fortunas privadas do país, falhou uma série de pagamentos em meados de agosto.

china
china Carlos Garcia Rawlins / Reuters
30 de Agosto de 2023 às 12:49

A China pediu a duas das maiores empresas financeiras para avaliar as contas da Zhongrong International Trust, avança a Bloomberg, que cita fontes conhecedoras do tema. A Zhongrong faz parte do Zhongzhi Enterprise Group, que é uma das maiores gestoras de fortunas privadas do país.

A Citic Trust e a CCB Trust vão liderar a operação que visa retomar a estabilidade das operações da Zhongrong, depois de a instituição financeira ter falhado uma série de pagamentos, o que está a gerar receios de um possível contágio no setor, numa altura em que o crescimento económico na China e a crise no imobiliário continuam a gerar preocupação.

Não é claro qual será o resultado da intervenção destas duas empresas, mas uma avaliação semelhante feita pela Citic em 2021 à gestora de ativos Huarong culminou num resgate de 6,6 mil milhões de dólares.

A Zhongrong falhou o pagamento de vários produtos de elevado retorno, no valor de 7,5 milhões de euros a duas empresas, a Nacity Property Service e a KBC. O incumprimento gerou inquietação, com dezenas de investidores a questionarem diferentes empresas cotadas na China sobre qual a exposição aos produtos desta empresa, e até levou a protestos em Pequim.

O regulador bancário da China criou no início do mês um grupo de trabalho para avaliar o risco da Zhongzhi Enterprise Group. No total, segundo a Bloomberg, a empresa gere mais de 137 mil milhões de dólares em diferentes setores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio