Espanha cria mega base de dados de contas bancárias
O combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo levou o Governo espanhol a criar uma gigantesca base de dados com mais de 34 milhões de contas bancárias, noticia o “El País”. O arquivo com a actividade financeira de todos os espanhóis poderá ser consultado por juízes, inspectores do Fisco, polícias e membros dos serviços secretos.
O Governo espanhol decidiu criar uma mega base de dados com a informação sobre a actividade financeira de todos os espanhóis e cidadãos residentes em Espanha com o objectivo de combater o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo.
Em causa está um arquivo que agrega dados relativos a mais de 34 milhões de contas correntes e de poupança, activos e depósitos que poderá ser consultado por juízes, inspectores do Fisco, polícias e membros dos serviços secretos (Centro Nacional de Inteligência), noticia o “El País”.
A base de dados será carregada obrigatoriamente pelos bancos e gerida pela secretaria de Estado da Economia espanhola. De fora deste arquivo ficarão as informações sobre as contas e os depósitos das sucursais ou filiais dos bancos espanhóis no exterior.
De acordo com o “El País”, actualmente, apenas França e Alemanha dispõem de arquivos semelhantes ao que está a ser criado em Espanha.
Mais lidas