Banca & Finanças Fosun investiu 548 milhões no BCP e tem mais-valia potencial

Fosun investiu 548 milhões no BCP e tem mais-valia potencial

Investimento do grupo chinês no aumento de capital ficou bem abaixo do previsto, já que a Fosun não alcançou a fasquia dos 30% como admitia no início da operação. O preço médio de aquisição da participação total está abaixo da actual cotação.
A carregar o vídeo ...
Nuno Carregueiro 08 de fevereiro de 2017 às 10:25

No início do aumento de capital do Banco Comercial Português a Fosun anunciou que iria realizar um investimento que poderia chegar aos 531 milhões de euros. Concluída a operação, o grupo chinês adiantou que o investimento foi substancialmente inferior, já que não chegou aos pretendidos 30% devido à forte participação dos restantes accionistas na operação.

 

Em comunicado enviado à bolsa de Hong Kong, a Fosun diz que reforçou a posição no BCP para 23,92%, tendo para tal realizado um investimento de 374 milhões de euros. Além da forte procura no aumento de capital, que impossibilitou a Fosun de chegar aos 30%, o facto de os direitos de subscrição terem negociado em terreno negativo em bolsa também baixou o investimento da cotada chinesa.

 

Antes do aumento de capital a Fosun tinha 16,7% do BCP, num investimento de 174,58 milhões de euros realizado num aumento de capital do BCP com subscrição exclusiva do grupo chinês que foi realizado em Novembro.

 

Assim, somado ao valor empregue no recente aumento de capital, a participação actual no BCP, constituída por 3.615.709.715 acções, representou um investimento total de 548,5 milhões de euros. O que representa um custo de 15,17 cêntimos por acção, pelo que a Fosun, tendo em conta a actual cotação do banco, está com uma mais-valia potencial de 2,7% na carteira de acções do BCP.

 

As acções do BCP, depois da forte queda de ontem, estão esta quarta-feira a desvalorizar 0,76% para 15,58 cêntimos. Amanhã serão admitidas à negociação as novas acções resultantes do aumento de capital, bem como dos títulos subscritos pela Fosun em Novembro. A posição de 16,7% adquirida em Novembro não pode ser vendida por um período de três anos.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI