pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Isabel dos Santos diz ter sido apanhada de surpresa

A empresária angolana foi apanhada de surpresa pelo comunicado do CaixaBank que dá as negociações entre os accionistas do BPI como terminadas.

Isabel dos Santos
Isabel dos Santos Miguel Baltazar
25 de Março de 2016 às 18:44

Isabel dos Santos foi apanhada de surpresa com o anúncio do CaixaBank de que não tinha reunido "as condições necessárias para alcançar um acordo com a Santoro Finance", feito na quinta-feira através da Comissão de Mercados espanhola (CNMV) para resolver os problemas do BPI de excesso de exposição a Angola.

"O sucedido foi uma surpresa", disse ao Negócios uma fonte próxima dos interesses da empresária angolana.

Segundo o Negócios soube na quinta-feira teve lugar uma reunião entre as partes, na CMVM, para formalizar o acordo mas o CaixaBank acabou por recuar, alegadamente por não querer cumprir a lei sobre as OPA obrigatórias.

Em causa está a necessidade de lançar uma OPA ao mesmo preço a que é comprada a posição de Isabel dos Santos no BPI, num negócio que combina a compra da posição no BPI pelo CaixaBank e a venda da posição do BPI no BFA.

De acordo com o que o Negocios apurou, o encontro que decorreu na CMVM esbarrou com a discordância do CaixaBank em relação à avaliação do BFA que o banco catalão considera estar mal avaliado.

A edição desta sexta-feira do El Pais adianta outra versão e atribui a ruptura ao facto do CaixaBank ter exigido que se eliminasse previamente a desblindagem de estatutos no BPI, um pretensão não satisfeita. Em qualquer dos casos o resultado é o mesmo, a incerteza volta a pairar sobre o BPI.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio