Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro do WiZink encolhe 61% para 8,5 milhões

O banco digital espanhol fechou os primeiros três meses do ano com uma quebra de 61% nos lucros, pressionado pela quebra do crédito ao consumo em Espanha e Portugal devido à pandemia.

Negócios 10 de Junho de 2021 às 11:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O banco digital espanhol WiZink obteve 8,48 milhões de euros de lucro nos primeiros três meses deste ano, uma quebra de 61% face aos 21,86 milhões alcançados no primeiro trimestre de 2020, quando o impacto da pandemia ainda não se fazia sentir.

A pressionar as contas do banco esteve a quebra na atividade de crédito ao consumo em Espanha e Portugal, devido ao confinamento decretado devido ao agravar da pandemia nos primeiros meses do ano.

A margem financeira recuou 21,9%, para 109,8 milhões de euros, enquanto as comissões líquidas sofreram um decréscimo de 27%.

O banco viu os depósitos crescerem 15%, totalizando 3.200 milhões de euros.

O WiZink reduziu as provisões extraordinárias relacionadas com a covid-19 em 12 milhões de euros face aos 61 milhões que contabilizava no último trimestre do ano passado.

O banco espanhol, presente em Portugal desde 2017, tem em curso um novo plano estratégico, tendo assinado este mês uma parceria com o Benfica. No mercado português, onde atualmente só disponibiliza cartões de crédito, vai passar a conceder crédito pessoal. O WiZink aponta para um crescimento a dois dígitos por ano até 2023, referiu Miguel Ángel Rodríguez Sola, presidente executivo do WiZink, em entrevista ao Negócios.

Em Portugal, o WiZink conta com 500 mil clientes, com uma carteira de crédito total de 1,1 mil milhões de euros, o que corresponde a 35% do seu negócio total.

No início de junho, o banco celebrou um contrato de patrocínio com o Benfica, válido por cinco temporadas, e uma parceria para o desenvolvimento de meios de pagamento para os adeptos do clube, assim como o lançamento de um cartão dirigido especificamente para sócios e fãs do Benfica.

Ver comentários
Saber mais WiZink Portugal Benfica serviços financeiros lucros
Outras Notícias