Mediobanca faz proposta de 6,5 mil milhões para comprar Banca Generali
Proposta apresentada prevê a troca de ações que a Mediobanca detém na seguradora Assicurazioni Generali, dona da Banca Generali, por ações do Banca Generali. Com esta aquisição, o Mediobanca poderá tornar-se um novo gigante europeu, duplicando as receitas de gestão de património.
O Mediobanca avançou com uma proposta para comprar o banco privado Banca Generali por 6,3 mil milhões de euros, avança a Reuters esta segunda-feira. A concretizar-se, o negócio poderá criar um gigante europeu de gestão de património, estando a sua conclusão prevista em outubro de 2025. Mas antes a compra tem de ser aprovada pelos acionistas e reguladores.
A proposta apresentada prevê a troca de ações que a Mediobanca detém na seguradora Assicurazioni Generali, dona da Banca Generali, por ações do Banca Generali, com a oferta de 1,70 ações da Generali por cada ação do Banca Generali. Além disso, está previsto um prémio de 11,4% sobre o preço de fecho em bolsa das ações do Banca Generali na última sessão diária, ou seja, a 25 de abril.
Com esta aquisição, o Mediobanca duplicará as receitas de gestão de património, elevando-as para 45% do total. O CEO do Mediobanca, Alberto Nagel, não esconde que há muito que planeava comprar o Banca Generali. No passado, houve, pelo menos, uma tentativa falhada de negócio, que terá contribuído para aumentar o atrito de longa data entre Alberto Nagel e dois acionistas dissidentes da Generali e do Mediobanca.
Itália tem estado a assistir a uma série de propostas hostis, o que é algo historicamente raro no setor da banca italiana. Essa maior procura por oportunidades de negócio é explicada pelo facto de os investidores se estarem a preparar para receitas mais fracas neste ano e nos próximos, uma vez que as taxas de juro estão em queda após terem garantido lucros recorde nos últimos anos.
Em reação à proposta, as ações do Banca Generali dispararam cerca de 8% na abertura da bolsa de Milão. Já as ações da Mediobanca subiram 1,6% na abertura de sessão.
Mais lidas