Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Montepio vende participação no Finibanco Angola a grupo nigeriano

Operação fica sujeita a aprovação por parte das autoridades de supervisão e de regulação. Valor final da venda só será definido no âmbito de uma auditoria que deverá estar concluída no segundo trimestre de 2023.

Fim da isenção está prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2022 e afeta essencialmente o Montepio e as Caixas de Crédito Agrícola.
DR
Hugo Neutel hugoneutel@negocios.pt 04 de Outubro de 2022 às 19:35
  • Partilhar artigo
  • ...
O Montepio vendeu a participação de 51% que detinha no Finibanco Angola ao Access Bank, informou a organização em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O valor da operação "terá como referência a proporção atribuível ao Grupo Banco Montepio nos capitais próprios do Finibanco Angola, os quais totalizavam 70 milhões de euros, com referência a 30 de junho de 2022, e os ajustamentos que vierem a ser apurados no âmbito de uma auditoria com conclusão prevista no segundo trimestre de 2023", acrescenta a Montepio Holding, detida pela instituição financeira que por sua vez é controlada pela Associação Mutualista com o mesmo nome.

Ou seja, o valor final da venda terá como referência 51% da avaliação de capitais proprios que vier a ser feita, e que na última análise totalizavam 70 milhões de euros, pelo que caberiam ao Montepio 35,7 milhões. Este montante será ainda sujeito a acertos (para cima ou para baixo) decorrentes da auditoria.

O acordo fica sujeito à obtenção da aprovação por parte das autoridades de supervisão e de regulação, "perspetivando-se o seu desreconhecimento contabilístico no segundo trimestre de 2023".

O Montepio acrescenta que "não é possível estimar com exatidão o impacto em resultados, sendo esperado um efeito no rácio de Capital Total tendencialmente neutro a positivo, compreendido entre 1 a 18 p.b., que será reconhecido no final do processo".

A venda do Finibanco Angola faz parte da estratégia do Montepio que consiste no enfoque no mercado doméstico.

O Access Bank é um banco comercial de origem nigeriana que opera através de uma rede de mais de 700 balcões e pontos de atendimento, abrangendo 3 continentes, 17 mercados e 45 milhões de clientes. A instituição emprega 28 mil pessoas na Nigéria e detém subsidiárias na África Subsaariana e no Reino Unido, uma filial no Dubai, Emirados Árabes Unidos e escritórios de representação na China, Líbano e Índia.

A Access Corporation, empresa que detém o Access Bank, está listada na Bolsa de Valores da Nigéria desde 1998 e tem mais de 900.000 acionistas.

Notícia alterada às 19h55 para corrigir o valor da venda
Ver comentários
Outras Notícias