pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Moody's melhora ratings de quatro bancos portugueses

A agência financeira decidiu subir o ratings da Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta e Novo Banco perante a melhoria do cenário operacional no setor financeiro nacional.

banqueiros paulo macedo miguel maya antonio ramalho forero
banqueiros paulo macedo miguel maya antonio ramalho forero
24 de Julho de 2019 às 09:52

A Moody's decidiu subir os ratings dos depósitos da Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta e Novo Banco. Isto perante a melhoria do cenário operacional do setor financeiro nacional, conforme justifica a agência de notação financeira numa nota emitida esta quarta-feira, 24 de julho. 

Para o banco liderado por Paulo Macedo, a Moody's aumentou o rating dos depósitos para Baa3/Prime-3, face aos anteriores Ba1/Not Prime, o que reflete a "melhoria do perfil macro [de Portugal] em conjunto com o progresso significativo do banco na implementação do plano estratégico 2017-2020".

A mesma alteração foi feita no caso do BCP, que viu ainda o rating do programa de dívida ser melhorado de Ba1 para Ba2. O banco do Estado e o BCP passam assim a ter uma classificação dos depósitos num nível fora de lixo.

Já o rating do Santander Totta subiu para Baa1, enquanto antes era Baa2. Isto numa altura em que o banco liderado por Pedro Castro e Almeida conseguiu "fortalecer o perfil de crédito após ter concluído com sucesso a integração do Popular". 

Também o Novo Banco assistiu a uma melhoria do rating para B2 face a Caa1, com a agência de notação a destacar o progresso que o banco tem feito na redução do risco no seu balanço. O banco liderado por António Ramalho, que viu o seu "rating" melhorar em dois níveis, tem vindo a apostar na venda de carteiras de crédito malparado e imóveis.

Quanto ao BPI, a Moody's aproveitou para reafirmar o rating dos depósitos no BPI, em Baa1/Prime-2. Mas também para colocar o rating do Montepio em análise para eventual subida.

"O principal catalisador desta alteração do rating é a melhoria do cenário operacional do sistema bancário, em particular a desalavancagem significativa do setor privado", afirma a Moody's no comunicado. 

A Moody's melhorou o perfil macro de Portugal de Moderado para Moderado+. O rating está em estávem em Baa3.

Além disso, continua a agência, a alteração dos ratings dos bancos nacionais também reflete "o novo quadro legal que foi implementado em março de 2019" e que determina que os grandes depósitos em Portugal estão mais protegidos do que a dívida sénior no caso da resolução de um banco.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio