pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Oficial. Bancos obrigados a criar nova almofada de mil milhões

Banco de Portugal já vinha avisando há mais de um ano que aumentaria a reserva contracíclica de fundos próprios para 0,75% em 2026. Agora oficializa a medida.

Álvaro Santos Pereira toma posse como governador do Banco de Portugal
Álvaro Santos Pereira toma posse como governador do Banco de Portugal Mariline Alves
30 de Dezembro de 2025 às 17:56

Os bancos em Portugal vão ter de, a partir de 2026, constituir uma nova almofada de capital que pode atingir, no seu conjunto, mil milhões de euros.

Em causa está a reserva contracíclica de fundos próprios, que em janeiro aumenta para 0,75%. “Esta decisão foi tomada por deliberação do Conselho de Administração do Banco de Portugal, tendo sido consultado o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros”, anunciou o supervisor nesta terça-feira.

Trata-se de uma reserva adicional face às exigências regulatórias atuais, o que pode limitar a capacidade de distribuição de dividendos dado que, segundo cálculos que a Associação Portuguesa de Bancos fez em 2024, pode atingir mil milhões de euros.

“A percentagem de reserva contracíclica de fundos próprios, revista trimestralmente, aplica-se a todas as instituições de crédito, sediadas em Portugal, com posições em risco de crédito sobre o setor privado não financeiro nacional”, explica a instituição liderada por Álvaro Santos Pereira.

A reserva contracíclica está em vigor desde 2016 mas foi sempre de 0%, o que na prática significa que nunca teve impacto no capital do sistema financeiro nacional. 

Esta reserva constitui uma almofada adicional de fundos próprios principais de nível 1 (CET 1, sigla para a expressão inglesa "Common Equity Tier 1") aplicável às exposições de crédito a empresas e famílias.

O objetivo da reserva é permitir que os bancos consigam resistir a perdas relacionadas com o risco sistémico cíclico, mantendo a concessão de crédito à economia. Caso o risco se materialize, a reserva é libertada, total ou parcialmente.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio