Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal Fintech quer lançar um “innovation hub” em Portugal

A organização Portugal Fintech está a estudar a possibilidade de criar em Portugal um “innovation hub”, ou seja, um espaço em que as fintech poderão desenvolver as suas actividades e perceber se em termos de regulação a sua actividade está enquadrada.

Start-ups, inovação, tecnologia, pequenas empresas
Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 20 de Março de 2018 às 15:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A organização Portugal Fintech, que tem como missão criar soluções que permitam o desenvolvimento de fintech (tecnologia financeira) em território nacional, quer lançar um "innovation hub" para esta área em Portugal, apurou o Negócios.

Num "innovation hub" as start-ups que trabalhem nesta área podem desenvolver os seus negócios. Têm a vantagem que, geralmente, os reguladores dos países em questão podem acompanhar um pouco daquilo que está a ser desenvolvido pelas fintech e indicar, eventualmente, se as soluções estão de acordo com a regulação vigente, antes mesmo da solução entrar no mercado.


A organização acredita que este "innovation hub" pode ajudar a melhorar as condições em que estas empresas desenvolvem a sua actividade em Portugal. Além disso, pode também servir como um ponto de atracção para start-ups estrangeiras que ponderem sair dos seus países de origem, precisamente devido ao apoio que todos os actores do ecossistema possam dar.


"Sandbox" vs "Innovation Hub"


Um "sandbox" e um "innovation hub" não são a mesma coisa. Na Europa, há países que conta já com sandbox – como é o caso do Reino Unido – e outros que estão a trabalhar nesse sentido. A própria Comissão Europeia, há alguns dias, no seu plano de acção para Fintech, indicou que pretende lançar um conjunto de orientações sobre as melhores práticas em termos de sandbox.


Bruxelas definiu sandbox como um enquadramento estabelecido pelos reguladores que permite às start-ups e a outros inovadores conduzirem experiências num ambiente controlado, sob a supervisão do regulador.

Sobre um "innovation hub", Bruxelas aponta que é um espaço que permite uma colaboração entre as empresas que querem colocar soluções no mercado e as autoridades locais.


As fintech são uma área que está mais desenvolvida em outras áreas do mundo como a Ásia. Singapura e Hong Kong são duas geografias que têm apostado forte nesta área. Em ambos os locais existem tanto "sandbox" como "innovation hub".

Ver comentários
Saber mais Portugal Fintech innovation hub Sandbox Portugal
Mais lidas
Outras Notícias