Santos Pereira? "Daqui a um ano falamos", diz o CEO do BPI
O CEO do BPI deixa fortes elogios a Mário Centeno diz que o país não pode desperdiçar uma pessoa com as qualidades do Governador cessante. Manifesta confiança no currículo do sucessor mas quer "ver na prática".
- 4
- ...
"É uma pessoa de trato muito fácil", com um "currículo que fala por si" mas só a prática ditará a capacidade de Álvaro Santos Pereira para o cargo de Governador do Banco de Portugal, entende o CEO do BPI.
"Daqui a um ano falamos, quero ver na prática", afirmou João Pedro Oliveira e Costa na apresentação dos resultados do BPI no primeiro semestre.
Os contactos que teve com o próximo Governador quando este era ministro da Economia deixaram o presidente executivo do banco "muito agradado", tendo guardado a ideia de ser alguém de trato fácil, que tem hoje um currículo que "fala por si".
"Não tenho um comentário específico a fazer além de partir com uma expetativa positiva", disse João Pedro Oliveira e Costa. "Espero que seja no mínimo do mesmo valor que foi o professor Mário Centeno", afirmou, depois de deixar rasgados elogios ao governador cessante.
"Apreciei muitíssimo a sua postura e comportamento", fez questão de dizer, acrescentando que Centeno "foi claramente um grande agregador do sistema e é uma pessoa muito respeitada internacionalmente. Aprendi bastante [com ele]", admitiu o banqueiro, que vê o ainda governador a ter margem para outros voos: "Tenho-o em alto valor. Portugal não pode menosprezar um português com aquelas qualidades e espero que se encontre um lugar disponível para uma pessoa com este valor".
Mais lidas