Vice-governadora do BdP afasta preocupação quanto à concessão de crédito
Crise no setor da banca "não é neste momento motivo para nos preocuparmos quanto à concessão de crédito", assegurou a vice-governadora do BdP.
A vice-governadora do Banco de Portugal, Clara Raposo, afirmou que a atual agitação no setor da banca não representa, para já, motivo de preocupação no que à concessão de crédito diz respeito.
"Neste momento não há indicação no sentido de algum recuo. Esta crise não é neste momento motivo para nos preocuparmos quanto à concessão de crédito. Todos os indicadores de fecho de 2022 estão melhores do que em 2019, período antes da pandemia", afirmou Clara Raposo, durante o painel "Empresas: de médias a grandes, de grandes a globais", organizado pela Associação Business Roundtable Portugal (BRP), na Nova SBE, em Carcavelos. Em causa está a incerteza que nas últimas semanas tem assolado o setor da banca, que começou com o colapso do Silicon Valley Bank nos Estados Unidos em poucos dias e se adensou com a queda em bolsa do Credit Suisse, que se encontra em vias de ser comprado pelo UBS. A vice-governadora do Banco de Portugal acrescentou que "há uma robustez de base que permite estarmos razoavelmente tranquilos", sublinhando que é também neste sentido "que é relevante termos grandes empresas". "
Em causa está a incerteza que nas últimas semanas tem assolado o setor da banca, que começou com o colapso do Silicon Valley Bank nos Estados Unidos em poucos dias e se adensou com a queda em bolsa do Credit Suisse, que se encontra em vias de ser comprado pelo UBS.
Mais lidas