Faz hoje 40 anos que a Sonae começou a encher o carrinho em terrenos da igreja

O primeiro hipermercado Continente, aberto em Matosinhos a 10 de dezembro de 1985, foi construído num terreno comprado à diocese do Porto. Hoje, a MC é a “cash cow” do grupo, representando cerca de 80% da faturação consolidada de 10 mil milhões de euros.
Continente Matosinhos
Paulo Duarte
Rui Neves 10:06

Foi na famosa zona da “Igreja”, na Senhora da Hora, em Matosinhos, mesmo em frente à primeira linha do Porto, que a 10 de dezembro de 1985 abria o primeiro hipermercado Continente em Portugal, numa parceria entre a Sonae e os franceses da Promodès.

Construído num terreno comprado à diocese do Porto, o Continente viveu uma verdadeira loucura no seu primeiro dia de vida, tendo gerado grande entusiasmo e excursões de pessoas de todo o país para conhecer a novidade. E as prateleiras ficaram vazias.

PUB

Uma revolução no retalho e que mudou os hábitos de consumo. Curiosamente, este Continente, que foi entretanto alvo de várias expansões, ficou quase dois anos sozinho no mercado.

O retalho alimentar – com mais de 40 hipermercados, mais de 150 Continente Modelo, mais de 200 Continente Bom Dia e mais de 300 franqueados Meu Super – viria a converter-se na “cash cow” do grupo Sonae, com a sua subsidiária MC, que inclui outros formatos de retalho, a representar atualmente cerca de 80% da faturação consolidada da ordem dos 10 mil milhões de euros.

PUB

Para assinalar os 40 anos do Continente, na loja de Matosinhos os funcionários irão vestir as fardas originais de 1985 e as tradicionais patinadoras regressam para animar os corredores. E às 18h00 todas as lojas Continente do país irão juntar-se num momento simbólico para assinalar os 40 anos da marca.

Pub
Pub
Pub