pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sonae alia-se ao Bankinter na recompra da Torre Oriente vendida em 2009 por 70 milhões

A Sonae Sierra, braço imobiliário do grupo liderado por Cláudia Azevedo, e a gestora de fundos do grupo espanhol anunciaram a aquisição da torre de escritórios situada junto ao Centro Colombo, em Lisboa.

Torre Oriente
Torre Oriente Vítor Mota / Correio da Manhã
09:53

A 29 dezembro de 2009, um consórcio detido em partes iguais pela Grupo Caixa Geral de Depósitos, Iberdrola Inmobiliária, ING Real Estate e Sonae Sierra anunciava a venda da Torre Oriente ao fundo imobiliário alemão Union Investment, num negócio de mais de 70 milhões de euros.

Construído em 1997, o lisboeta Centro Colombo ganhou a torre de escritórios Oriente em 2009 e a Ocidente em 2011, estando atualmente a ser construído uma terceira torre, num investimento orçado em 118 milhões de euros e onde a Sonae Sierra alienou à Axa a maioria do capital da empresa promotora do empreendimento.

Entretanto, 16 anos depois, o braço imobiliário do grupo Sonae está de volta à Torre Oriente.

“A Bankinter Investment SGEIC, gestora de investimentos alternativos do Bankinter Investment, filial da Banca de Investimento do Bankinter, e a Sonae Sierra, empresa internacional de referência no setor imobiliário, anunciam a aquisição da Torre Oriente”, anuncia o consórcio luso-espanhol, esta terça-feira, 25 de novembro, em comunicado.

“O preço de venda permanece confidencial, mas supera a avaliação mais recente de especialistas”, afirma o vendedor, a sociedade gestora de fundos Union Investment, estando a conclusão da transação sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência portuguesa.

O consórcio comprador explica que a operação consiste “na constituição de uma Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), denominada Oriente Business Tower, que deterá o edifício de escritórios e terá como acionistas o Bankinter Investment Inversión Alternativa I, FCR (um dos fundos de capital de risco de gestão delegada da Bankinter Investment SGEIC), a Sonae Sierra e um grupo de investidores, clientes de ‘private banking’ e institucionais de Portugal e de Espanha, respetivamente”.

“Esta operação dará acesso a um investimento de longo prazo, a uma operação com volume relevante e a um ativo seguro e resiliente”, consideram o Bankinter Investment e a Sonae Sierra.

Com 27.600 metros quadrados de área bruta total, distribuída por 14 pisos, a Torre Oriente “apresenta uma taxa de ocupação próxima de 100%”.

“Para a Sonae Sierra, a transação representa um passo adicional na expansão do seu negócio de ‘investment management’, consolidando o seu papel de gerador de oportunidades de investimento atrativas, simultaneamente reafirmando o compromisso com a gestão de ativos imobiliários sustentáveis e de elevada qualidade”, afirma Vitor Freitas Duarte, da Sonae Sierra.

Já para Alberto Ramos, “country manager” do Bankinter Portugal, “esta nova operação reforça a estratégia de investimento alternativo do Bankinter Investment, permitindo aos seus clientes o acesso a ativos imobiliários sólidos, de rendimento estável e potencial de valorização a longo prazo, em colaboração com um gestor de referência no mercado”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio