Lucros da Louis Vuitton caem 13% para 10.878 milhões em 2025
Os lucros da gigante de luxo francesa LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) caíram 13% em 2025, face ao período homólogo, para 10.878 milhões de euros, foi hoje anunciado. A queda foi, em parte explicada pela redução nas vendas, que recuaram 5% no ano passado para 80.807 milhões de euros, segundo indicou o grupo em comunicado, citado pela EFE.
A LVMH atribuiu a queda nos lucros à evolução da taxa de câmbio das moedas nos diferentes mercados em que opera. Os resultados apresentados são, no entanto, um pouco melhores do que os esperados pelos analistas. O grupo liderado por Bernard Arnault destacou que se trata da empresa que mais contribuiu para o fisco francês ao ter desembolsado em 2025 um imposto de sociedades de 5.500 milhões de euros.
PUB
Em termos de vendas, as duas áreas que mais recuaram na LVMH foram a de vinhos e bebidas espirituosas (-9%), devido à queda na procura do conhaque Hennessy por "problemas de tarifas na China e nos Estados Unidos", e a de moda e marroquinaria (-8%). Por outro lado, a área dos perfumes e cosméticos (-3 %) e a dos relógios e da joalharia (-1 %) registaram as menores quedas.
Arnault alertou que o exercício financeiro de 2026 decorrerá "num contexto que continua incerto", mas mostrou-se otimista quanto à capacidade das 'maisons' do grupo "para fazer sonhar". E acrescentou: "uma maior vigilância na gestão e nos nossos compromissos ambientais e sociais será novamente um trunfo decisivo para acentuar a nossa vantagem no mercado de luxo".
À margem da apresentação dos resultados anuais, o grupo LVMH, que já detém 85% da marca italiana Loro Piana, anunciou ainda que vai aumentar a sua participação para 94% do capital da empresa, mediante o pagamento de mil milhões de euros por essas ações adicionais.
PUB
"Adquirimos parte da participação dos sócios", afirmou o CEO da LVMH, citado pela AFP, precisando que "é muito bom" manter a família Loro Piana como acionista, dado que "estão ligados à produção, aos locais do mundo onde se encontram produtos excecionais".
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões LVMH Louis Vuitton Loro Piana Bernard Arnault China Estados UnidosÍndia agora começou
A única coisa que pára Trump
Mais lidas
O Negócios recomenda