Aqui é Fresco cresce 10% em 2024 e "alimenta" negócios de 17 milhões em dois dias de convenção
Aqui é Fresco, descrita como a maior rede de lojas de proximidade do país, realizou a sua convenção anual este ano em Aveiro, contando com mais de 1.500 participantes em dois dias.
A Aqui É Fresco, descrita como a maior rede de lojas de proximidade do país, tirou frutos do aumento de quase 10% do número de "stands" na sua XIV Convenção, em Aveiro, ao ver crescer, em idêntica proporção, o volume de negócios diretos realizados entre os mais de 1.500 participantes para 16,97 milhões de euros, superando o recorde da edição anterior em Braga (15,5 milhões de euros).
Os dados foram facultados pela diretora executiva da Aqui É Fresco em jeito de balanço do evento que decorreu a 8 e 9 de junho, no Centro de Exposições de Aveiro, o primeiro de cariz público a contar com o recém-empossado secretário de Estado para o Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
Ao Negócios, olhando para o desempenho no ano passado, Carla Esteves realça que a rede - que conta com aproximadamente 700 súper e minimercados independentes, a maioria dos quais a norte do Mondego - aumentou a faturação em 10% em 2024, superando a média de 7%, observada no retalho alimentar, segundo dados da consultora Nielsen.
A marca própria, "UP", que cumpre duas décadas, tem 650 referências, sobretudo nas áreas alimentar e DPH (perfumaria, limpeza e higiene), tendo registado um crescimento de 8% das vendas em 2024.
A rede Aqui é Fresco, que representa um total de 110 mil metros quadrados de área de venda conjunta, integra 14 grossistas, 38 cash & carry e 700 lojas.
"Em 2025 continuamos muito focados na competitividade em criar, por exemplo, formas de fidelizar o cliente, assim como na digitalização, porque todas deviam ter 'site', e na parte da responsabilidade social, nomeadamente no que toca ao desperdício alimentar", diz Carla Esteves.
Outro objetivo passa por executar um projeto posto em marcha no ano passado. "Temos uma imagem renovada, mais fresca, mais atrativa, usada em 250 das 700 lojas".
"Queremos ajudar o comércio de proximidade a continuar a dar cartas até porque é muito importante para dinamizar a economia local", realça.
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