Coca-Cola troca CEO em 2026. Henrique Braun vai liderar operações globais
A liderança da Coca-Cola está prestes a alterar-se com a saída de James Quincey, que ocupava o cargo desde 2017 e trouxe 10 novas marcas ao portefólio. O ex-presidente da empresa no Brasil e na América Latina vai assumir o cargo.
A maior empresa de refrigerantes mundiais vai mudar a sua liderança e Henrique Braun vai tomar as rédeas da Coca-Cola a partir de 31 de março de 2026. Com James Quincey, atual CEO, a passar para "chairman" executivo, a Coca-Cola escolheu o chefe de operações e antigo líder da América Latina para liderar a empresa.
James Quincey estava a liderar a Coca-Cola global desde 2017, com a empresa a elogiar o seu desempenho na "transformação da empresa numa companhia de bebidas completa". "Sob a sua liderança, a empresa adicionou mais de 10 marcas bilionárias ao seu portefólio", sustenta a Coca-Cola Company.
Agora, o conselho de administração da empresa vai indicar Henrique Braun para assumir a posição de CEO na assembleia-geral anual de acionistas, que acontece no próximo ano.
Ao assumir o novo cargo, depois de se tornar diretor de operações no início deste ano, Henrique Braun vai ter de se "concentrar em oportunidades para consolidar a base sólida [da empresa]". "As suas prioridades incluem procurar melhores oportunidades de crescimento no mundo, impulsionar a empresa para que se aproxime das necessidades dos consumidores e alavancar a tecnologia como um facilitador do desempenho e do crescimento dos negócios", indica a companhia no comunicado que dá conta da mudança.
“É uma honra assumir este novo cargo e tenho enorme apreço por tudo o que o James fez na liderarança da empresa”, elogiou Braun, no mesmo comunicado. “O meu foco será dar continuidade ao impulso que construímos com o nosso sistema. Vamos trabalhar para desbloquear o crescimento futuro em parceria com os nossos engarrafadores. Estou entusiasmado com o futuro do nosso negócio e vejo enormes oportunidades num mercado global em rápida transformação", sustenta.
Henrique Braun entrou para a Coca-Cola em 1996 e foi progredindo dentro da empresa. Geriu a cadeia de fornecimento, esteve responsável pelo desenvolvimento de novos negócios, pelo marketing e inovação e até pelas operações de engarrafamento. Antes de ser diretor de operações, foi presidente da unidade na América Latina entre 2020 e 2022 e antes tinha sido presidente da Coca-Cola Brasil entre 2016 e 2020.
Mais lidas