pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

MC Sonae quer levar a Druni em beleza para além dos Pirenéus

Detida em 50% pela MC, a líder de perfumaria e cosmética, que tem mais de 500 lojas em Espanha e já quatro em Portugal, está “a explorar novas oportunidades, novos países”.

Luís Moutinho, CEO da Sonae, esta quarta-feira, 10 de dezembro, no 40.º aniversário do Continente da Senhora da Hora, Matosinhos.
Luís Moutinho, CEO da Sonae, esta quarta-feira, 10 de dezembro, no 40.º aniversário do Continente da Senhora da Hora, Matosinhos. José Gageiro/Movephoto
10 de Dezembro de 2025 às 18:04

Nessa nova avenida de crescimento internacional da Sonae chamada beleza, saúde e bem-estar, o grupo português arrancava no início de 2019 com a aquisição de uma participação de controlo (60%) à família Vásquez na Arenal, um operador regional líder do setor no Noroeste de Espanha, que desde então expandiu-se na Galiza, assim como nas regiões nordeste e central do país vizinho.

Mais de cinco anos depois, em julho do ano passado a MC concluiu a transação para a combinação da pequena Arenal (na altura com 74 lojas) com a gigante Druni (mais de 400), que resultou na criação do líder de mercado no negócio de saúde, beleza e bem-estar em Espanha, com a MC a ficar com 50% da empresa combinada e a família Caspi, fundadora da Druni, com os outros 50%.

No âmbito desta operação, a MC adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional de até 36 milhões, a ser pago em 2025 e 2026.

Simultaneamente, a família Vásquez vendeu a sua participação de 40% na Arenal à Druni por 81 milhões de euros.

O grupo Druni opera atualmente mais de 500 lojas em Espanha e fatura mais de 1,2 mil milhões de euros.

Num negócio em que está presente em Portugal com a sua marca Wells, que conta mais de três centenas de lojas, a MC importou a Druni, tendo aberto, nos últimos três meses, lojas no Porto (no shopping Península), em Braga (no Braga Parque) e em Viseu (no Palácio do Gelo), prevendo abrir ainda este mês no Almada Fórum.

Em setembro passado, a MC revelou ao Negócios que prevê a abertura de 25 lojas em Portugal nos próximos três anos.

Consolidada a liderança em território ibérico, incluindo Andorra, a MC equaciona agora levar a Druni para além dos Pirenéus, reforçando a internacionalização do seu negócio de saúde, beleza e bem-estar.

“É o negócio que tem mais condições para se internacionalizar”, admitiu Luís Moutinho, CEO da MC, esta quarta-feira, 10 de dezembro, num encontro com jornalistas.

Sinalizada a Druni para fazer esse caminho global, porquanto é a que “tem hoje mais lojas e mais escala”, o grupo está “a explorar novas oportunidades, novos países, novas geografias”, apontou, sem identificar mercados.

“Estamos numa fase de prospeção. Sem pressas”, rematou Moutinho.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio