Britânica Arrow compra empresa portuguesa Transfor com 360 trabalhadores
A dona de uma vasta paleta de ativos em Portugal, incluindo duas dezenas de hotéis, uma dezena de campos de golfe e um centro equestre, tornou-se acionista maioritária da Transfor, empresa de construção e engenharia fundada e liderada por Tiago Marto.
Cinco dias depois de ter celebrado o seu 25.º aniversário, num evento que juntou mais de 1.500 pessoas, a Transfor anuncia a sua integração no braço português da sociedade gestora de fundos britânica Arrow Global.
Fundada no ano 2000 por Tiago Marto, natural de Fátima e que decidiu sair da empresa familiar de serração para pedalar a sua própria bicicleta empresarial, a Transfor tornou-se uma empresa de referência na área da construção, suportada por unidades próprias de carpintaria, metalomecânica e construção modular, que fatura cerca de 80 milhões de euros e tem uma carteira contratada superior a 350 milhões.
O Negócios sabe que a Arrow tomou a maioria do capital da Transfor, com Tiago Marto a manter-se na estrutura acionista da empresa com uma participação significativa.
A operação de aquisição de uma posição de controlo na empresa, liderada pela Restart Capital, subsidiária da Arrow Global Portugal, “irá consolidar a posição da Transfor como um dos principais ‘players’ do setor em Portugal”, sendo que a entrada da “private equity” no capital da companhia sediada em Lisboa “traz maior escala, reforço da capacidade industrial e um impulso estratégico para a expansão geográfica”, garantem, em comunicado.
“Acreditamos no potencial da Transfor para liderar um novo ciclo no setor da construção em Portugal, através de uma proposta de valor centrada na industrialização da construção”, afirma Paulo barradas, CEO da Restart Capital.
Para a Arrow Global Portugal, esta integração da Transfor “tem como objetivo reforçar a qualidade da entrega nos seus projetos, especialmente em segmentos mais altos, onde os investimentos do grupo Arrow têm vindo a ser estrategicamente posicionados”, sublinha Barradas.
Já para o fundador e CEO da Transfor, que emprega mais de 360 pessoas, esta entrada da Arrow na empresa “não podia chegar em melhor momento”.
“Reforçamos solidez financeira e a capacidade operacional para crescer com ambição e responder à procura do mercado, sem nunca comprometer a qualidade e a inovação que nos diferenciam”, afiança Tiago Marto.
A Arrow Global gere ativos de cerca de 112 mil milhões de euros, dos quais mais de três mil milhões em Portugal, onde é dona de uma vasta paleta de imóveis e empresas, incluindo duas dezenas de hotéis, uma dezena de campos de golfe e um centro equestre.
(Notícia atualizada às 10:31)
Mais lidas